Artigos recentes

Comentários recentes

Arquivo

Categorias

Meta

Ralis

Fernando Teotónio e Luís Morgadinho homenageados no Fundão

1.1kvisualizações

A dupla do Macambi Racing Team foi distinguida pelo Município do Fundão. Teotónio e Morgadinho receberam a Medalha de Mérito Municipal daquele concelho beirão.

A entrega e imposição das medalhas decorreu numa cerimónia realizada no passado dia 9 de julho, com a edilidade a justificar a inclusão de Fernando Teotónio e Luís Morgadinho entre as personalidades distinguidas pelas suas relevantes carreiras no desporto motorizado e pelo papel que têm desempenhado enquanto embaixadores desportivos do Fundão, destacando ainda ao facto de serem dois dos desportistas com melhor palmarés nacional entre os nascidos naquele concelho da Cova da Beira.

No fim da cerimónia, Fernando Teotónio afirmou sentir-se “honrado e feliz por este reconhecimento do nosso Município. É sempre bom sabermos que a nossa terra sentiu que tínhamos mérito para sermos medalhados, sendo certo que temos tudo feito para levar a todo o país o nome do Fundão, algo que fazemos com muito orgulho”.

Por seu lado, Luís Morgadinho destacou “o facto de sempre termos tido o cuidado de aproveitarmos a nossa carreira desportiva para elevar o nome do Fundão e dos produtos e das empresas locais. Por outro lado, julgo que o nosso palmarés já tem muita qualidade e, como tal, recebemos esta medalha com orgulho, agradecendo à Câmara Municipal o reconhecimento”.

Percurso desportivo comum longo e bem sucedido

Fernando Teotónio e Luís Morgadinho formam uma das mais solidas e longas duplas dos ralis nacionais.

A ligação entre os dois jamais foi quebrada até aos dias de hoje e levou-os a construir uma carreira profícua na sua presença em provas dos diversos campeonatos da modalidade, sempre sob a batuta do empenho total, garra a condizer e talento capaz de produzir resultados de alto relevo.

Foi Teotónio que se iniciou em primeiro lugar. Em março de 1995, começou a participar em algumas provas não oficiais, mas teria de esperar pelo ano 2000 para a sua primeira prova oficial. Aconteceu aos comandos de um BMW no Autocross de Castelo Branco.

As pistas de terra e mistas foram o “habitat” até 2002, com a conquista dos seus primeiros títulos nesse ano, ao sagrar-se campeão nacional da Divisão 1 de Ralicross e de Autocross.

Mas o chamamento dos ralis era irresistível e logo nesse ano de 2002 fez a sua primeira prova de estrada. A evolução foi constante e notória, primeiro nas provas inseridas no Campeonato Regional Centro de Ralis, passando depois pelo desafio do Campeonato Open de Ralis e pela Taça de Asfalto de Ralis, até finalmente se estrear no Campeonato de Portugal de Ralis, sempre com resultados de grande relevo e com exibições que lhe granjearam o aplauso generalizado dos aficionados, que não resistem à sua condução exuberante, onde a rapidez está sempre de mãos dadas com a eficácia.

Fernando Teotónio tem 123 ralis realizados, 15 vitórias à geral e 36 triunfos no grupo e na classe, colocando ainda no seu palmarés os títulos nacionais de RC2N em 2018 e 2021, conquistando em 2019 o Campeonato Centro de Ralis e o 5º Desafio Kumho Portugal.

Quanto a Luís Morgadinho, desde que a sua paixão pelas corridas o fez saltar para a baquet do lado direito do seu cunhado e amigo Fernando Teotónio, que jamais parou com a sua dedicação aos ralis, modalidade a quem dedica a sua paixão desportiva.

À sua preferência pela navegação em ralis, Luís Morgadinho acrescentou outra faceta que viria a ser fundamental para o êxito que têm alcançado. Gestor de enorme sucesso, liderando um projeto empresarial sólido e com um enorme impacto socioeconómico no Fundão e em toda a Cova da Beira, Luís Morgadinho começou a construir as sólidas bases do que é hoje a equipa que inscreve a dupla: o Macambi Racing Team.

Em comum, são já 15 vitórias à geral e 36 triunfos no grupo e na classe em ralis disputados, ostentando no seu palmarés os títulos nacionais de RC2N em 2018 e 2021, bem como a conquista em 2019 do Campeonato Centro de Ralis e do 5º Desafio Kumho Portugal. Na época presente, são os atuais líderes à geral do Campeonato Promo de Ralis.

Deixe uma resposta