Ralis

Art of Speed com várias equipas a testar em Coimbra

A Art Of Speed e União de Freguesias de Souselas e Botão proporcionaram uma manhã intensa de testes a cinco equipas que vão alinhar no Rali de Castelo Branco. No asfalto da estrada da Mata de S. Pedro, a norte de Coimbra, os pilotos aferiram o físico e as afinações.

Cumprir objectivos no asfalto, trabalhar muito dentro e fora da viatura de competição foram dois ingredientes que integraram o plano de treinos de cinco equipas tendo em vista os próximos compromissos desportivos. Joaquim Rodriges/Luís Oliveira (Ford Fiesta R2T), Isaac Portela/Miguel Susano (Citroën C2 R2 Maxi), Hélder Cordeiro/Bruno Pereira (Ford Escort MK2), Pedro Lopes Antunes (BMW E30) e Pedro Rocha Lopes (Ford Anglia) estiveram envolvidos numa sessão de testes.

Para garantir as condições perfeitas para esta acção, A Art of Speed, empresa instalada em Souselas, na zona norte de Coimbra delineou um traçado que, juntamente com a União de Freguesia de Souselas e Botão, permitiu desencadear um programa rigoroso e profícuo. Num trabalho minucioso dos militares da GNR e equipas Art of Speed, e com a cooperação exemplar da comunidade da Mata de S. Pedro – a espaços, a estrutura organizativa parava a sessão para que os residentes pudessem circular de um lado para o outro na máxima segurança – pilotos e navegadores foram doseando esforços e identificar alguns detalhes para tirar o melhor partido na condução.

Satisfação germinou ao nível colectivo

Neste impressionante plano de treinos, que implicou definir o de controlo das viaturas em pisos de asfalto, os pilotos saíram daquela região a norte da cidade de Coimbra bastante satisfeitos.

«Esta acção foi exemplarmente organizada que permitiu, não apenas sentir o pulsar da viatura, mas também melhorar a performance ao volante do Ford Fiesta R2T, muito fiável, um dos seus pontos fortes, assim como criar um ambiente produtivo no habitáculo com o navegador Luís Oliveira», frisou Joaquim Rodrigues, da Mealhada, que fará a sua estreia absoluta no Campeonato de Portugal de Ralis, em Castelo Branco.

Por seu turno, Isaac Portela, que faz equipa com Miguel Susano e já com vários anos de experiência nesta disciplina automóvel, referiu que a sessão «foi simplesmente espectacular a todos os níveis, bem organizado, num percurso fantástico, reunindo todos os ingredientes para retirar as ilações para melhorar substancialmente o Citroën C2 R2, viatura com evolução Maxi». «Tratando-se de uma viatura praticamente nova, era importante testá-la nestes moldes», acrescentou o piloto leiriense de Maceira, da REP Portela e DMS Competição.

Naquela que foi a primeira experiência deste género em modo de testes, Hélder Cordeiro, da HAC Motorsport, de Leiria, saiu da Mata de S. Pedro, da União de Souselas e Botão, bastante satisfeito: «Esta acção com a nova motorização do Ford Escort MK2 possibilitou tirar algumas conclusões e, ao mesmo tempo, evoluir. Foi extremamente importante voltar à estrada com a viatura de ralis, até porque o nosso próximo compromisso é em Castelo Branco. Sem margem para duvida que foi um excelente ensaio».

Habituado a conduzir viaturas da marca Porsche, o também leiriense Pedro Lopes Antunes evoluiu desta vez aos comandos de um BMW E30, com o qual vai estrear na prova da Escuderia Castelo Branco, admitindo que a sessão de testes «foi muito bom, até porque estávamos ansiosos de voltar a sentir a adrenalina e, para quem gosta de ralis, naturalmente que não iria desperdiçar esta oportunidade. Vamos estrear esta viatura em Castelo Branco, pelo que é preciso entendê-lo, embora Porsche é Porsche», definiu o piloto.

Já Pedro Rocha Lopes começou por agradecer à Art of Speed «por ter proporcionado um troço giro e guiável, com rectas e curvas encadeadas que nos permitiu testar para melhorar o comportamento do Ford Anglia. Agradeço também à HAC Motorsport por permitir esta acção», confidenciou o piloto mais jovem proveniente de Leiria.

José Regêncio recordado em dia de aniversário

Pilotos, navegadores e elementos da Art of Speed fizeram uma homenagem comovida ao recordar o José Regêncio. Falecido o ano passado quando exercia as funções de vice-presidente do Clube Automóvel do Centro, o malogrado dirigente faria mais um aniversário, no pretérito sábado, dia em que teve lugar a sessão de testes.

Crédito das Fotos: STÉPHANE ABRANTES

PUB.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo