Rampa da Arrábida: João Fonseca vence duelo épico
O regresso da Arrábida ao Campeonato de Portugal de Montanha JC Group foi um autêntico “duelo ao sol” entre dois “pistoleiros”. João Fonseca e José Correia protagonizaram uma batalha que levou a rubro o muito público presente, num fim-de-semana em que o campeonato voltou a provar toda a sua competitividade.
A bela e altiva serra da Arrábida, única pelo panorama que proporciona, encantou todos quantos foram até terras sadinas para saborear a sétima e penúltima prova da temporada 2019 do campeonato de Portugal de Montanha JC Group. O seu traçado desafiante que, ainda para mais, era novidade total para muitos dos pilotos do plantel, cobrou um “preço” caro traduzido pelos muitos erros e toques consequentes que foram sucedendo.
Terão sido algumas as cutículas e unhas roídas, tendo sido muitos mais os aplausos com que o público brindou os dois grandes protagonistas da prova: João Fonseca e José Correia, autênticos “pistoleiros” aos comandos, respectivamente, de um Silver Car EF 10 e de um Osella PA2000 EVO-2 PA30.
A sua luta foi sem tréguas e elevou a “performance” dos dois a um patamar à parte.
No final, a vitória pendeu para o lado de Fonseca, que esteve imperial nas duas subidas finais de prova, com realce para a derradeira, onde “voou” até ao alto em 1:44.921, à média horária de 123,52 km/h, selando mais uma vitória que o coloca de novo no comando do campeonato. Com esse “tempaço” final, João Fonseca regressou ainda a terras beirãs com o estatuto de novo recordista deste também novo traçado da Arrábida.
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Dois pequenos erros na segunda subida de prova, quando rodava em modo “full attack”, foram condicionantes da progressão de José Correia que esteve na liderança da tabela de tempos , durante quase todo o programa competitivo. O patrão da JC Group Racing Team foi recompensado com um excelente 2º lugar que, pelo andamento registado, lhe terá sabido a pouco.
À melhoria da sua condição física, ultrapassado que está o período de recuperação de uma intervenção cirúrgica, adiciona a cada vez maior adaptação ao Osella, ameaçando cada vez mais chegará à vitória que tanto almeja conquistar. Para o piloto de Braga ficou a satisfação de ter sido o mais rápido em 4 das sete subidas realizada, assumindo na Arrábida a sua melhor exibição da temporada.
Logo atrás dos dois protagonistas da jornada, quedou-se Hélder Silva. Cedo verificou que não conseguiria colocar o seu Juno CN 09 na discussão do triunfo e apontou a mira ao 3º lugar absoluto final, que o mantém na luta pelo cetro nacional absoluto.
O regressado Joaquim Rino colocou o seu BRC EVO 05 no 4º lugar, ficando logo atrás de si Luís Nunes, o melhor entre os carros de Turismo.
Nunes e o seu Ford Fiesta ST R5 voltaram a rubricar uma exibição vibrante, sendo quintos da geral e dominando as contas da Divisão Turismos 2, onde foi secundado por Luís Silva (BMW M3), com este a assegurar ainda o 10º posto global e por João Guimarães (Peugeot 206 RC), terceiro na divisão.
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Nuno Guimarães (BRC CM 02) foi 6º da geral, depois de uma prova muito eficaz.
O 7º posto o prémio mais do que justo para a “faena” de Parcídio Summavielle. O fafense está a tornar-se num caso sério de competitividade, formando com o seu Skoda Fabia R5 um conjunto extremamente competitivo. Venceu ainda a Divisão Turismo 1, na frente de Manuel Rocha e Sousa (Seat Leon Tdi).
O 8º classificado registou na Arrábida o sexto triunfo consecutivo na Divisão Turismo 3. Joaquim Teixeira foi até à Arrábida assinar mais uma prestação de grande nível, coroada com esse triunfo e uma presença no Top 10.
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Sempre muito competitivo na pilotagem do Seat Leon Supercopa do Bompiso Racing Team, Teixeira construiu mais um resultado de grande nível.
O alinhamento dos dez mais incluiu a 2ª classificada da divisão, Gabriela Correia, uma vez mais a provar que a sua juventude (17 anos) lhe dá garra e ganas, a que junta uma maturidade impressionante. Em apenas um ano de carreira desportiva, a “Princesa da Montanha” tem já um palmarés invejável. As contas do pódio da divisão fecharam com Sérgio Nogueira (Renault Clio RS).
Pedro Marques (Cupra TCR) voltou a dominar a Divisão Turismos 4.
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Também de regresso às lides da montanha, Edgar Reis assegurou o 11º lugar final, vencendo ainda a batalha que travou com Mário Silva na Categoria GT, com ambos a usarem dos Porsche 997 GT3 Cup.
A discussão pela primazia entre os clássicos voltou a ver um Flávio Saínhas sem rival. Aos comandos do seu Ford Escort MKI o piloto impôs o seu talento, reclamando mais uma justa vitória na geral dos clássicos, triunfando também na Divisão 5.
Também desta divisão veio o seu principal oponente, Aníbal Rolo. O veterano voltou a rodar forte no seu Renault 5 Turbo e foi recompensado com um justo 2º lugar.
O pódio absoluto dos clássicos fechou com o vencedor da Divisão 6. Fernando Salgueiro (Ford Escort MKII) chegou ao ultimo degrau do pódio depois de uma luta titânica com o seu colega de equipa Ricardo Loureiro. Este protagonizou uma forte saída de pista na ultima subida, que maltratou o Ford Escort MKII e lhe provocou ferimentos, sendo transportado de imediato para o hospital, estando já em franca e total recuperação. Com tudo isso, Loureiro conseguiu ser 2º da Divisão 6, tabela onde Carlos Fava (VW 1303) reclamou o 3º posto.
Daniel Rolo não só dominou de forma imperial a luta pelo triunfo na Taça de Portugal de Clássicos de Montanha 1300,m como ousou colocar o seu Datsun 1200 Coupé sempre na primeira metade da tabela de tempos, isto entre 34 participantes.
Bem longe de si, José Pedro Figueiredo (Datsun 1200) assegurou o 2º posto na TPCM1300, levando de vencida Domingos Fernandes (Autobianchi), que foi 3º.
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Nas contas da Taça de Portugal de Montanha 1300, João Diogo Santos voltou a impor o seu Fiat Punto 85 Sport, sendo novamente secundado por Francisco Milheiro (Peugeot 106).
O campeonato ruma agora a norte, para o clímax final.
Em pleno coração de Trás-os-Montes, Boticas vai receber a oitava e última prova da temporada. Momento de todas as decisões, a prova organizada pelo Demoporto vai ter ainda o aliciante de receber ser candidata a tornar-se o palco da edição 2020 do FIA Hill Climb Masters, competição que é uma autêntica taça das nações para a modalidade.