Em Murça chegou a hora de Hélder Silva
A realizar uma época em crescendo, Hélder Silva vinha a “ameaçar” conquistar a sua primeira vitória ainda este ano. E aconteceu. Ao estar na hora certa, na posição certa, o piloto do Juno CN 09 não vacilou e tornou-se o novo “rei da montanha” da Porca de Murça.
A sexta prova da temporada 2019 do Campeonato de Portugal de Montanha JC Group colocou no registo histórico mais um novo vencedor absoluto nesta modalidade.
A proeza na Rampa Porca de Murça, organizada pelo CAMI Motorsport, foi assinada por Hélder Silva, em Junho CN 09. Triunfo justo e já merecido por tudo quanto tem feito no campeonato,O piloto da Póvoa do Varzim esteve rápido e consistente ao longo de todo o fim-de-semana e viu, desde muito cedo, João Fonseca, um dos principais candidatos à vitória, a ficar de fora da mesma. O piloto da Covilhã, líder do campeonato, foi mesmo forçado a desistir, já na manhã de domingo, ao não conseguir resolver os problemas electrónicos que afetaram o SilverCar EF10 ao longo de todo o fim-de-semana.
Assim sendo, o duelo pelo triunfo ficou circunscrito a Hélder Silva e a José Correia (Osella PA2000 EVO2) que, em algumas das sessões de treinos, ainda chegou a ser o mais rápido, acabando o primeiro dia a menos de meio segundo de Hélder Silva que já comandava.
Nas subidas decisivas de domingo, o “patrão” do JC Group Racing Team viu os seus esforços por terra, com um toque na segunda subida oficial de prova e uma ultima subida galgada com um tempo menos bem conseguido, saindo, no entanto de Murça, com mais um 2º lugar, resultado positivo para quem está a fazer a época de estreia aos comandos da potente “barchetta” italiana.
O pódio absoluto consagrou Luís Nunes que, uma vez mais, ostentou uma condução irrepreensível ao volante do Ford Fiesta ST R5. O “furacão transmontano” chegou assim, finalmente, ao pódio absoluto que tanto procurava, sendo ainda o grande dominador da refrega brava pela vitória na categoria Turismo, onde levou de vencida uma “armada” fortíssima, com vários pilotos a lutarem até ao fim pelo pódio da categoria e pelas posições cimeiras da classificação global. Nunes foi também logicamente, o vencedor da Divisão Turismo 2, onde foi secundado pelo endiabrado Hugo Araújo que, uma vez mais, tudo fez para suplantar o transmontano, dando tudo com o Subaru Impreza da Bracardox, sendo recompensado com o 4º lugar da geral da rampa e o 2º posto entre todos os Turismo.
Quem também cumpriu de forma brilhante os objectivos traçados antes da Rampa Porca de Murça, foi Joaquim Teixeira. A correr numa prova onde se sente como “peixe na água”, o transmontano do Seat Leon Supercopa Mk3 do Bompiso Racing Team deu tudo e esteve brilhante, sendo 5º da geral, 3º da categoria e o dominador da Divisão Turismo 3. Na classificação particular da sua divisão, foi, uma vez mais, acompanhado no pódio por Gabriela Correia (Seat Leon Supercopa Mk3), que juntou este 2º lugar a um excelente Top 8 na geral, cabendo a Sérgio Nogueira, desta feita pilotando um Citroen Saxo Cup, assegurar mais um pódio, ao ser 3º.
Também não podem ser regateados aplausos à “performance” de Parcídio Sumavielle. Duas provas com o Skoda Fabia R5, duas vitórias na Divisão Turismo 1 e duas ocasiões em que, finalmente, se viu com material para lutar pelo pódio da categoria. Desta feita, foi 4º entre todos os Turismo, assinando ainda a 6º posição da geral da prova, tendo logo atrás de si Ricardo Gomes, 7º e segundo da divisão, no regresso à opção pelo Citroen DS3 R5.
Nas contas dos Turismo 1, foi Alberto Pereira que colocou o Mitsubishi EVO VII no 3º posto, garantindo assim continuar na luta pela vitória final na divisão.
Já na Divisão Turismo 4, Pedro Marques (Cupra TCR) venceu, juntando ainda um excelente 9º lugar absoluto na competição, mercê de uma exibição de bom nível.
A época 2019 de Flávio Saínhas segue o mote do “ou vai ou racha!”. Em todas as provas em que o seu Ford Escort MKI não cedeu, o piloto da Covilhã venceu e dominou as lides do Campeonato de Portugal de Clássicos de Montanha JC Group, assinando a sua terceira vitória da temporada.
Atrás de si mas sem conseguirem chegar perto, Fernando Salgueiro e Ricardo Loureiro, colocaram, respectivamente, os seus Ford Escort MKII no 2º e no 3º lugar, garantindo assim mais um excelente resultado para as cores do Caramulo Racing Team.
Nas classificações das duas divisões dos clássicos, Saínhas foi, obviamente, vencedor da Divisão 5, sendo aqui secundado por Carlos Oliveira (Porsche 911 SC) e por Paulo Teixeira (Ford Escort MKI).
Salgueiro e Loureiro foram 1º e 2º da Divisão 6, com Rui Gama (Austin Clubman Sallon) a ser 3º. O veterano piloto do Austin saiu ainda de Murça com a taça de vencedor na Fans Cup, organizada pelos Hill Climb Fans.
Murça assistiu a uma magnífica “invasão” de carros com motores de cilindrada inferior a 1300cc. Sete deles competiram na TPM1300, animando muito a rampa, com os duelos que protagonizaram.
Só não existiram “espinhas” no que respeita à vitória. A “jogar em casa”, o regressado Leonel Brás dominou com o seu Citroen AX Sport, não dando veleidades aos restantes.
João Diogo Santos recolheu pontos precisos e cimentou a sua liderança nas contas da taça, ao ser segundo, conduzindo o habitual Fiat Punto 85 Sport. Também num Fiat, João Silva coroou a sua presença em Murça com uma presença no pódio, ao ser terceiro.
Na TPCM1300, José Pedro Figueiredo (Datsun 1200) venceu, na frente de Domingos Fernandes (Autobiachi A122 Abarth).
O campeonato vai agora “a banhos” com as merecidas férias de verão. A competição voltará em setembro, nos dias 7 e 8. A “caravana” rumará a sul, para disputar a Rampa da Arrábida PêQuêPê, mítico evento que está de volta ao CMP JC Group.