Fonseca e Saínhas triunfam em Santa Marta
Dura. Eis a melhor forma de descrever uma Rampa de Santa Marta que voltou a “cobrar imposto” ao pelotão da Montanha. O seu desafiante percurso entregou-nos um fim-de-semana cheio de toques e de cedências mecânicas, que proporcionaram emoção e incerteza até ao fim. João Fonseca venceu em termos absolutos, com Flávio Saínhas a repetir o feito nas contas entre os Clássicos.
João Fonseca voltou a impor o Silver Car numa prova do Campeonato de Portugal de Montanha JC Group 2019. Desta feita, o piloto do Sporting Clube da Covilhã, sentiu a concorrência mais próxima, sobretudo por parte de Hélder Silva, com este a estar cada vez mais rápido a retirar todo o potencial do seu Juno CN 09. Helder Silva logrou segurar o 2º lugar na rampa, a 4,1 segs do vencedor, mesmo abraços com problemas na bomba de água do seu Juno CN 09.
José Correia colocou o Osella PA2000 Evo2 no último degrau do pódio, mercê de duas subidas finais muito rápidas e onde deitou para trás algumas dificuldades que sentiu na afinação do seu protótipo. Concluiu a 6,1 segs de Fonseca.
Com esta vitória, Fonseca reforçou ainda mais a liderança dos campeonatos Absoluto e da Categoria Protótipos.
Luís Nunes e o Ford Fiesta R5+ voltaram a rodar a um ritmo “estratosférico”. O piloto de Valpaços impôs a sua lei entre os Turismos, vencendo a categoria e, claro, dominando a Divisão 2, sendo ainda 4º da geral.
Atrás de si, Hugo Araújo, também inscrito na Divisão 2, colocou o Subaru Impreza da Bracardox no segundo lugar entre os Turismo e na divisão, rodando perto de Nunes e assinando uma excelente prestação, mesmo que tendo de estar a contas com alguns problemas de transmissão no seu carro. Nesta Divisão, Manuel Pereira colocou o seu Mitsubishi Lancer EVO VI no 3º lugar, que correspondeu ao 4º posto na Categoria Turismos.
Top 5 nesta categoria e autor de uma “faena” impressionante, Luís Silva conduz o seu potente mas “temperamental” BMW M3 como poucos e foi ainda recompensado com o 3ª posto na Divisão 2 e um top 5 entre os Turismo.
Na Divisão 3, Joaquim Teixeira, impôs a sua lei, levando o Seat Leon Eurocopa da Bompiso Racing Team a um triunfo sem mácula, liderando agora isolado a classificação da divisão no campeonato. O piloto almejou ainda chegar ao pódio absoluto entre os Turismos, sendo 3º da geral desta categoria.
Gabriela Correia (Seat Leon Eurocopa) esteve, uma vez mais, na luta pelo triunfo, assegurando o 2º lugar para as cores do JC Group Racing Team. Sérgio Nogueira (Renault Clio RS) reclamou mais um pódio nesta divisão, alcançando um tranquilo 3º posto.
Verdadeiramente endiabrado ao longo de toda a prova esteve Alberto Pereira. O edil de Mesão Frio foi rápido e eficaz em todas as subias de prova e reclamou uma merecida vitória na Divisão Turismo 1, na frente de Parcídio Summavielle, outro autarca, este de Fafe, que continua muito competitivo com o Renaul Clio RS. O 3º posto foi para Ricardo Gomes (Mitsubishi Lancer EVO X), que enfrentou um fim-de-semana cheio de problemas, que incluíram um capotanço e uma quebra de motor.
Já Pedro Marques (Cupra Leon) venceu a Divisão 4, sendo 10 da geral.
À ausência nas duas provas anteriores, Flávio Saínhas respondeu com uma vitória tão fantástica quanto suada nas contas absolutas do campeonato de Portugal de Clássicos de Montanha JC Group. Natural da Covilhã, tal como João Fonseca, o piloto esteve sempre na luta pelo triunfo em Santa Marta, apresentando-se na prova com seu habitual Ford Escort MKI e rodando sempre entre os melhores desde a primeira subida. No final e após um duelo sem tréguas com Carlos Oliveira, levou de vencida o piloto do Ford Sierra Cosworth RS por apenas 250 milésimas de segundo!
Assinaram o duelo do fim-de-semana.
Na 3ª posição terminou Luís Moutinho (Ford Escort RS 1800), que fez da regularidade a arma para chegar a este pódio. Ricardo Loureiro, que chegava a Santa Marta na liderança do campeonato, viu-se abraços com problemas eléctricos no seu Ford Escort MKII. Limitou os prejuízos com um 5º lugar final, que correspondeu ainda à vitória na Divisão 6.
Na Taça de Portugal 1300, João Diogo Santos voltou a impor a sua lei. O fim-de-semana até começou mal, com problemas no Fiat Punto 85 mas, na hor adas decisões, foi sempre mais rápido e é cada vez mais líder da taça.
Pedro Nogueira veio desde Braga para levar o seu Toyota Starlet ao 2º lugar,, cabendo a Francisco Milheiro fechar o pódio, sendo terceiro com um Peugeot 106.
Também de regresso às lides da Montanha está José Pedro Figueiredo. E fê-lo em boa hora já que saiu de Santa Marta com um vitória tranquila nas contas da Taça de Portugal de Clássicos de Montanha 1300, tendo sido sempre o mais rápido aos comandos do Datsun 1200.
Atrás de si, Domingos Fernandes (Autobianchi A112 Abarth) foi segundo na prova e, com este resultado, segurou a liderança das contas da taça.
A 5ª Rampa de Santa Marta integrou no seu programa uma competição regional. Vitória sem oposição para o BMW M3 de José Almeida. Sónia Pereira (Seat Leon 2.0 Tfsi) garantiu o 2º lugar, cabendo a Tiago Fontão, em Toyota Starlet, assegurar o 3º lugar.
O campeonato de Portugal de Montanha JC Group ruma agora ao “teto” de Portugal Continental. No último fim-de-semana de junho, será tempo de disputarmos a Rampa da Serra da Estrela, sob a batuta organizativa do CAMI. Quarta prova da temporada, marcará assim o meio da época 2019 da Montanha.