O amarantino Emanuel Teixeira e a poveira Mafalda Santos estarão este fim de semana à partida do Century 21 Diamond Rally Series Castelo Branco, aos comandos de um Toyota GR Yaris e integrados na competitiva Categoria 4WD.
A dupla parte com objetivos claros: “Chegamos a Castelo Branco muito motivados e com vontade de fazer uma prova sólida. Já conhecemos bem a forma de trabalhar um do outro e isso dá-nos confiança. Sabemos que a Categoria 4WD terá adversários fortes, mas queremos andar num bom ritmo, evitar erros e lutar pelo melhor resultado possível. Se conseguirmos estar novamente no pódio, será um excelente prémio para o nosso trabalho”, afirma Emanuel Teixeira.
Emanuel Teixeira e Mafalda dos Santos chegam a esta prova com um percurso conjunto já marcado por experiências distintas e por uma crescente sintonia dentro do carro. Em 2025, alinharam no Rali de Águeda, com um Fiat Panda, e no Rally de Mesão Frio, aos comandos de um Saxo Cup, participações que ajudaram a consolidar a confiança entre piloto e navegadora.
Já em 2026, Emanuel Teixeira e Mafalda dos Santos estiveram juntos no Rali Terras d’Aboboreira, onde alcançaram um excelente 3.º lugar nas contas do Campeonato Promo de Ralis, regressando depois à ação no Penafiel Racing Fest, novamente com o Panda.

“Apesar de termos utilizado carros muito diferentes, todas essas experiências foram muito importantes para nós enquanto equipa. Permitiram-nos perceber melhor a forma de trabalhar um do outro e chegar mais preparados a cada novo desafio”, destaca Mafalda dos Santos.
O regresso ao Toyota GR Yaris acrescenta naturalmente ambição à presença em Castelo Branco, numa prova em pisos de terra e num formato que promete forte competitividade. Para Emanuel Teixeira e Mafalda Santos, será mais uma oportunidade para reforçar o trabalho conjunto e colocar em prática a experiência acumulada nas participações anteriores.
O Century 21 Diamond Rally Series Castelo Branco apresenta 98,96 quilómetros de percurso, dos quais 40,48 serão disputados ao cronómetro, repartidos por oito provas especiais. O programa arranca no sábado, 10 de outubro, às 13h45, com o Shakedown e Co-Drives na Arena Monster Energy, seguindo-se a parada oficial das viaturas às 17h00, fotografia de família, sessão de autógrafos às 18h30 e o Show Noturno nas Docas de Castelo Branco, às 20h30.
A competição concentra-se no domingo. A primeira passagem por Monte São Luís arranca às 09h13, seguindo-se sucessivas passagens pela Arena Monster Energy e, durante a tarde, pelos troços de Fonte Santa. A oitava e última especial está marcada para as 15h54, com o pódio final previsto para as 17h05.
