RalisVideos

Historic Rally de Fafe: Latvala vence e sagra-se campeão europeu

O Historic Rally de Fafe 2025 teve honras de prova de encerramento do Campeonato Europeu de Ralis Históricos da FIA (CERH), numa edição organizada pelo Demoporto, com o forte apoio do Município de Fafe. A prova contou igualmente para a Taça de Portugal de Clássicos e para o Campeonato Norte de Ralis (CNR).

Nem a muita chuva — já uma tradição em Fafe —, que se fez sentir sobretudo no dia inaugural, afastou o público das classificativas. Milhares de adeptos marcaram presença para assistir a um desfile de carros icónicos da história dos ralis, e foram amplamente recompensados com um rali intenso, competitivo e espetacular.

Latvala imbatível e campeão europeu

Com um andamento muito superior ao dos adversários, Jari-Matti Latvala (Toyota Celica ST185) confirmou em toda a linha o favoritismo que lhe era atribuído. O piloto finlandês venceu o Historic Rally de Fafe e sagrou-se campeão absoluto do Campeonato Europeu de Ralis Históricos da FIA.

Latvala, que apresentou um ritmo de “outro campeonato”, beneficiou de um carro que funcionou na perfeição, alcançando o seu objetivo — e justificando perante a Toyota a ausência do Japão, onde seria normalmente o team manager da equipa oficial no WRC. No final, venceu com 4m43,5s de vantagem sobre o italiano Valter Pierangioli (Ford Sierra RS Cosworth 4×4).

Pierangioli acabou por impedir que Maciej Lubiak (Porsche 911 2.7 RS) — líder do CERH à partida para esta última prova — alcançasse o segundo lugar, comprometendo as suas hipóteses de título absoluto.

O quarto lugar foi conquistado por Richard Genesca (Subaru Legacy RS), que se impôs ao já campeão da Categoria 3, Jesus Ferreiro (Ford Escort RS 1800). Já Will Graham (BMW E30 M3), outro dos candidatos ao título, começou bem, mas um pião no terceiro troço fez-lhe perder quase um minuto e refrear os ânimos, terminando em sexto, aquém das expectativas.

Campeões por Categorias

No fecho da temporada, os títulos do CERH ficaram assim distribuídos:

  • Categoria 1 (Pré-1970): António Parisi (Porsche 911S)
  • Categoria 2 (1970-1975): Maciej Lubiak (Porsche 911 2.7 RS)
  • Categoria 3 (1976-1981): Jesus Ferreiro (Ford Escort RS 1800)
  • Categoria 4 (1982-1992) e Absoluto: Jari-Matti Latvala (Toyota Celica ST185)

Taça de Portugal de Clássicos e Campeonato Norte de Ralis

Paralelamente, o Historic Rally de Fafe integrou a Taça de Portugal de Clássicos, vencida por Rui Ribeiro (Ford Escort MK2), seguido de César Fernandes (Ford Escort MK1) e Armando Marques (Toyota Starlet). Entre os concorrentes em disputa pelo cetro nacional, Filipe Madureira e Sofia Mouta (Nissan Micra) foram os mais fortes.

Na prova de encerramento do Campeonato Norte de Ralis (CNR), disputada apenas no sábado, Mário Castro (Renault Clio RS) conquistou um saboroso triunfo “em casa”, batendo Rafael Cunha (Ford Fiesta R200) por 11,6 segundos — diferença suficiente para se sagrar campeão 2RM (duas rodas motrizes), após um aceso duelo fafense e familiar (Rafael é seu sobrinho).

O já campeão absoluto do CNR, Tiago Silva (Ford Fiesta R5), terminou em terceiro, a 32,3 segundos do vencedor.
Em termos absolutos, a prova foi dominada pela dupla fafense Paulo Antunes / Alberto Oliveira (Peugeot 208 Rally4), que competiu extra-campeonato, integrada no Grupo X5.

Fafe confirma estatuto de “Catedral dos Ralis”

Em balanço final, nota máxima para a organização e para a aposta em trazer a Portugal o Campeonato Europeu de Ralis Históricos da FIA. O Demoporto e o Município de Fafe voltaram a demonstrar a capacidade de atrair à “Catedral dos Ralis” a elite das competições internacionais.

Depois de acolher o WRC Rally de Portugal e o CERH, Fafe prepara-se agora para um ainda mais entusiasmante 2026: além de continuar a ser epicentro do WRC, as icónicas especiais em piso de terra do concelho vão marcar o regresso do Campeonato Europeu de Ralis (ERC), mantendo também o CERH no calendário internacional.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo