Ralis

Filipe Nogueira: “a minha estreia no Vinho Madeira será muito especial!”

O piloto baionense estará na icónica prova realizada na “Pérola do Atlântico” aos comandos de um Mitsubishi Lancer EVO VI, sendo navegado pelo amarantino Valter Cardoso. Para Filipe Nogueira é uma dupla estreia: no rali e aos comandos de um 4X4, num evento muito especial para ele, pois são profundas as ligações do piloto à ilha.

Para Filipe Nogueira, estar à partida do Rali Vinho Madeira 2023 é o culminar de “um sonho que alimento desde que comecei a correr em 2011. Residi e trabalhei na Madeira entre 2005 e 2017 e sempre ambicionei participar no Vinho Madeira. Curiosamente, enquanto lá residi, estive ligado profissionalmente a outro desporto, mas sempre fui um adepto presente nos ralis regionais. Será uma prova muito especial, até porque a minha ligação à ilha mantém-se. A minha esposa é madeirense e tenho lá muitos amigos. Finalmente, vou estar à partida!”.

Além disso, a prestigiada prova internacional madeirense é um palco privilegiado para potenciar o projeto desportivo do piloto.

“Para mim é muito importante estar em eventos onde possa dar o máximo de retorno aos nossos parceiros, e sem dúvida que esta é uma prova onde queríamos muito estar. A cobertura mediática que é dada a este evento, os milhares de espectadores que a acompanham, são mais do que argumentos para querermos estar presentes. É uma oportunidade para levarmos os nossos parceiros para “fora de portas”, como é o caso de Baião. Queremos divulgar e promover a marca Baião fora do nosso território. Iremos ter um stand com uma delegação do Município a promover alguns produtos tradicionais da nossa região. Queremos também divulgar o nosso projeto com a Glassdrive ao nível da prevenção e segurança rodoviária. É muito importante que as pessoas adotem comportamentos responsáveis. Queremos relembrar a todos que ‘Estejam longe do Perigo e Perto da Emoção’!”.

A participação da dupla que formará com Valter Cardoso, será feita integrada no forte pelotão da competição reservada ao Campeonato de Ralis Coral da Madeira.

A “máquina” escolhida é um imponente Mitsubishi Lancer EVO VI “Grupo A” e a oportunidade surgiu “por um convite do Nelson Silva da JPGS, ao qual agradeço, e também à CRN na pessoa do meu amigo Carlos Oliveira porque é a minha equipa e com quem tenho o compromisso para 2023 e não me colocou qualquer entrave em utilizar outra viatura. Pelo contrário deu-me todo o apoio. Será assim uma estreia não só na prova, mas também será a primeira vez que vou conduzir um 4×4 e, pelo teste que realizei, este EVO VI é brutal. Tem um nível de preparação altíssimo e é claramente um carro que dá imenso prazer de conduzir. Tenho perfeita noção de que terei de ser cauteloso, pois não possuo experiência com este tipo de carros e a potência disponível, a capacidade técnica exige muita habituação. Mas, eu e o Valter vamos desfrutar ao máximo e, em termos desportivos, só posso ambicionar uma rápida adaptação ao Mitsubishi e que possamos terminar o rali”.

A presença do consagrado navegador Valter Cardoso é para o piloto de Baião “uma mais-valia, pois o Válter é muito experiente. Vou contar a sua ajuda e é bom tê-lo de volta, pois correu comigo entre 2011 e 2014 quando me iniciei e fazia alguns ralis de forma esporádica”.

O Rali Vinho Madeira arranca na quinta-feira, dia 3 de agosto, com o Qualifying de manhã e Super-Especial na Avenida do Mar no final da tarde. Entre os dias 4 e 5 de agosto, sexta-feira e sábado, respetivamente, os concorrentes irão disputar 14 Pec’s realizando um total de 183.68 kms cronometrados e 547.82 kms de ligações.

A prova tem assegurada total cobertura televisiva pela RTP Madeira logo desde os reconhecimentos que se iniciarão na terça-feira, dia 1 de agosto.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo