Sem categoria

Dias e Santos ditam leis na Baja Oeste de Portugal

A Baja Oeste de Portugal teve o primeiro dia de competição total com a entrada em acção dos concorrentes no automóveis, depois das motos, dos quads e dos SSV já terem iniciado a contenda no dia anterior. João Dias e João Miranda estão a fazer tudo para deixar a decisão do título de campeão de Portugal de TT para o derradeiro dia de prova, enquanto nas motos, Bruno Santos está a fazer uma prova à parte da concorrência. Nos quads, Luís Fernandes está à recuperar terreno para João Vale e nos SSV, Pedro Antunes mostrou que o triunfo no prólogo não foi um fogacho de competitividade.

Na luta pelo título de campeão nos carros, João Ferreira entrou com vantagem pontual e sabe que a pode gerir em pista. Tiago Reis, campeão de 2023, foi o mais impetuoso no prólogo e bateu a concorrência. O líder do campeonato ficou em segundo, a 3,4 segundos do piloto do Taurus, enquanto João Dias obteve a terceira marca, a 6,9 segundos do mais rápido

Depois do teste da manhã, as equipas partiram para os 114 quilómetros do primeiro sector selectivo. Aí, Dias foi o mais competente e venceu. Armindo Araújo, em Can Am, terminou em segundo e cedeu pouco mais de três minutos. Tal resultado, permitiu-lhe subir do quarto lugar à segunda posição. João Ferreira não conseguiu acompanhar o seu principal rival na luta pelo campeonato porque teve de cumprir os últimos 50 quilómetros do sector com uma transmissão do Mini partida. Perdeu quase cinco minutos e está no terceiro posto antes do derradeiro dia de prova. A completar o “top-5” estão Daniel Silva, em quarto, e Nuno Madeira, que é quinto. O vencedor do prólogo terminou o primeiro dia de prova no sexto lugar.

“Final de dia perfeito. O prólogo não correu como queríamos. O objectivo era ter um melhor resultado para podermos escolher um lugar na ordem de partida que mais nos interessasse. Apesar disso, o dia correu bem. Vencemos o sector na classificação geral e vamos tentar ganhar todos os sectores para encurtar a desvantagem para o João (Ferreira). Sabemos que é difícil mas vamos acreditar até ao fim”, disse João Dias.

Nas motos há, para já, um denominador comum. Chama-se Bruno Santos e foi o mais rápido no prólogo de ontem e no sector selectivo de hoje.

O piloto da Husqvarna está com um andamento muito superior. Que o diga Tomás Dias que, aos comandos da sua Honda, foi segundo, a mais de dois minutos do vencedor do dia. Cristophe Lajouanie, em Sherco, mantém a consistência e repete o terceiro lugar que obteve na véspera. Quem já não está em prova é Micael Simão. Depois da boa prestação na contenda do dia anterior, o piloto partiu o motor da sua Honda e foi obrigado a abandonar.

O lote dos cinco primeiros completa-se com Afonso Figueiredo, em Kawasaki, que caiu na classificação devido a uma penalização de 4m40s, e João Pires, em Yamaha, que já está a mais de 12 minutos do primeiro classificado.

“Estou contente. Andei sem percalços nenhuns. Depois do susto de ontem, hoje decidi ter um pouco mais de cautela desde o início. Adoptei um ritmo consistente e sem exagerar. Os pisos estavam fantásticos. A zona é sinuosa, como sabemos. O tipo de piso muda bastante, mas com a humidade existente, estava muito bom para a prática da modalidade. Espero fazer igual amanhã”, disse o líder das motos, Bruno Santos.

A competição dedicada aos quads teve Luís Fernandes como nome maior do dia. O piloto do Husqvarna foi consistentemente mais rápido do que a concorrência e nem uma penalização de seis minutos lhe tirou o melhor tempo no sector selectivo. Assim, está na primeira posição enquanto o seu principal rival na luta pelo campeonato, João Vale, não foi além do quinto lugar e ocupa o quarto posto atrás de Hélder Sá, segundo, e de Bruno Silva, que é terceiro. A diferença entre primeiro e quarto é de quase dez minutos. Vale andou a bom ritmo até ao quilómetro 130, mas, a partir daí, sentiu problemas no seu Can Am e acabou por ceder bastante tempo. Ainda assim, continua em vantagem na discussão do campeonato.

“Entrei na corrida bastante cauteloso. Entretanto, andei num ritmo bom apesar de, a seguir à assistência, ter visto o Rodrigo (Vale) caído, o que afectou o psicológico. Uns quilómetros mais à frente vi o João parado na pista e segui com um ritmo tranquilo pois sabia que estava na frente da classificação”, afirmou Luís Fernandes.

Na corrida exclusiva dos SSV, Pedro Antunes (Can Am) continua a destacar-se pela positiva. O piloto que está a fazer o campeonato nacional de TT pela primeira vez e está a mostrar que tem andamento para discutir as vitórias. Depois de ter sido o mais rápido no prólogo, hoje voltou a demonstrar um andamento muito forte. Deixou Luís Cidade (Can Am) a 55,6 segundos e Pedro Santinho Mendes, que chegou à Baja Oeste de Portugal na liderança do campeonato, foi o terceiro, a 1m37,4s segundos do mais rápido. Após o dia de hoje, os três ocupam as mesmas posições na classificação geral, embora haja mais de dois minutos a separá-los.

“Acabou por correr bem porque conseguimos o primeiro lugar no sector, mas achávamos que íamos perder bastante tempo porque tivemos problemas no carro até 40 quilómetros do final. Tivemos de desligar o carro por três ou quatro vezes pois entrava em modo de segurança. Perdemos algum tempo, mas a equipa vai resolver o problema. O nosso objectivo para amanhã é tentar manter o primeiro lugar”, disse Pedro Antunes.

A mini-baja, competição exclusiva para pilotos que tenham até 16 anos, ficou concluída hoje e o vencedor foi Domingos Cunha. O piloto da Yamaha YZ deixou Martim Azevedo a quase três minutos de distância e Martim Mateus, que ficou em terceiro, cedeu 4m46,7s para o vencedor.

Este domingo, realiza-se a derradeira etapa da Baja Oeste de Portugal 2024. A Escuderia Castelo Branco preparou os mesmos sectores selectivos do dia de hoje mas, se as motos, os quads e os SSV fizeram a distância maior no dia de hoje, têm menos quilómetros para percorrer na derradeira etapa, enquanto os carros vão competir ao longo de mais de 170 quilómetros.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo