Ralis

Pedra danifica a mecânica e leva Teotónio e Morgadinho ao abandono na Aboboreira

O ano de 2020 está a transformar-se num “calvário” de incidentes que têm condicionado as ambições e os resultados da dupla do Macambi Racing Team. Desta feita e quando estavam na luta pelo triunfo entre os RC2N, um toque numa pedra danificou a mecânica do Mitsubishi Lancer EVO X e forçou a equipa a desistir.

Fernando Teotónio e Luís Morgadinho chegaram ao rali terras D’Aboboreira cientes da importância acrescida que a prova tinha para as aspirações ao título do Macambi Racing Team, sendo certo que só o triunfo entre os RC2N se apresentava como solução para continuar na luta pelo cetro nacional, que a dupla já conquistou em 2018. Sendo também o regresso aos pisos de terra, a dupla estava entusiasmada pois não escondem a sua predileção por este terreno, querendo entrar forte e imprimir um andamento rápido no Mitsubishi Lancer EVO X preparado pela Domingos Sport.

A tirada inicial, realizada na tarde sexta-feira, contemplava duas passagens na serra da Aboboreira e começou logo com um incidente. Como nos explica Fernando Teotónio, ainda “nos primeiros quilómetros da especial de abertura, quase que batíamos em dois cães que apareceram no meio da estrada. Felizmente conseguimos evitar o acidente, mas perdemos alguns segundos e tivemos que reentrar no ritmo, prejudicando, como é óbvio, o tempo final”. Na segunda passagem pela PEC, Teotónio e Morgadinho aumentaram o ritmo, conseguindo “melhorar substancialmente o tempo e ganhando alguma confiança extra para poder estar na luta, pois deixamos tudo em aberto para a segunda etapa, no que respeita ao triunfo nos RC2N”. No fecho deste primeiro dia estavam na segunda posição, a poucos segundos da liderança.

Mas a sorte nada quis com a dupla do Macambi Racing Team. Partindo para o segundo dia com vontade de atacar a liderança, assinaram um bom tempo na primeira passagem pelo duro troço percorrido na serra do Marão, mantendo-se na luta pela primazia nos RC2N.

Só que na especial seguinte e quando rodavam completamente ao ataque, viram os seus esforços irem por água a abaixo quando “batemos numa pedra que atingiu o cárter do motor e este, por sua vez, subiu com a pancada e foi afetar a bomba de óleo. Mesmo com todas as luzes do monitor a dar sinal de alerta e sentindo que o motor estava a falhar, não levantámos o pé e vencemos a especial, reduzindo a diferença para a liderança” explicou Fernando Teotónio. Só que, quando “chegamos à Assistência da Domingos Sport, o veredicto foi cruel: O Mitsubishi Lancer EVO X não estava em condições para continuar e a desistência foi inevitável”. O piloto do Macambi Racing team não esconde que “a desilusão foi enorme porque estávamos dispostos a andar literalmente nos limites nas duas classificativas que faltavam e, a vitória na última PEC que fizemos deu conta de que tínhamos todas as hipóteses de ainda chegar à vitória!”.

Agora, as atenções da equipa já estão voltadas para o Rali Casinos do Algarve onde, segundo Luís Morgadinho, navegador e Team Manager da equipa, o objetivo passará por “querer fazer esquecer todos os problemas e vicissitudes que temos sofrido, dando o máximo para chegar à vitória e assim terminarmos em grande a época”.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo