Novo Toyota Yaris: pensado para a vida urbana
O novo Toyota Yaris, nesta sua 4ª geração foi concebido para ir ao encontro dos crescentes desafios da atual vida urbana, mas também apresenta prazer de condução em estrada ou autoestrada.
O Novo Yaris foi projetado para ser ágil em estradas urbanas estreitas e com trânsito. O novo modelo do segmento B da marca nipónica, oferece ao mesmo tempo um interior espaçoso, confortável e de alta qualidade com equipamentos que atendem a todas as necessidades atuais e prioridades do cliente em relação à conectividade e acesso contínuo a informações importantes.
A chave para a Toyota cumprir as suas ambições para o novo Yaris é a estreia da filosofia Toyota New Global Architecture – TNGA – no segmento B, introduzindo a plataforma modular GA-B que será a base de uma série de novos modelos compactos.
O novo modelo usa a evolução mais recente da motorização eletrificada com o sistema full-hybrid de quarta geração da Toyota, proporcionando ao Yaris uma melhor economia de combustível, emissões mais baixas e uma capacidade muito superior de circular somente com energia elétrica, a velocidades mais elevadas e maiores distâncias. De facto, em viagens urbanas, o novo Yaris pode circular uma quantidade significativa do tempo em zero emissões, como um veículo 100% elétrico, mas sem preocupações com a recarga.
Yasunori Suezawa é o engenheiro-chefe da Nova Geração Yaris e tem uma visão clara do que o Yaris precisa de oferecer num momento de mudanças radicais na indústria automóvel. “Reconsideramos os valores exigidos de um veículo compacto à medida que avançamos para a próxima geração. O essencial é economia de combustível, segurança, espaço, versatilidade e desempenho. Mas também devemos oferecer uma condução agradável a todos os clientes – uma qualidade que expressamos no novo mote do Yaris que é “pronto para ir”.
Em 20 anos, o Yaris tornou-se o modelo mais importante da Toyota na Europa, aumentando constantemente o seu volume de vendas e a sua quota no mercado. Em 2019, registou cerca de 224.000 vendas e ocupou 7,6% do mercado do segmento B, tornando-se o modelo mais vendido da Toyota no velho continente, responsável por mais de 22% de vendas de automóveis novos.
A Toyota prevê que o segmento B continuará a ser uma parte significativa do mercado na Europa nos próximos anos e que o Yaris continuará a ser um de seus principais modelos, respondendo às exigências do mercado por automóveis com superior economia de combustível e emissões mais baixas, para cumprir regulamentos ambientais cada vez mais rigorosos.
A Nova Geração Yaris também responde às mudanças de prioridades dos clientes europeus para carros compactos, com questões racionais como custo, versatilidade, segurança e qualidade, sendo incorporadas considerações mais emocionais, incluindo estilo atraente e desportivo, imagem jovem e desempenho divertido.
A suas dimensões “compactas” diferenciam-no num segmento de mercado em que os carros novos geralmente aumentam a cada iteração sucessiva. Em vez disso, a Toyota reduziu o comprimento total da Yaris em 5 mm, mas ao mesmo tempo aumentou a distância entre eixos em 50 mm, garantindo que o carro seja ágil e manobrável na condução e ao estacionar na cidade, mantendo o espaço interior e proporcionando um interior.
A plataforma GA-B permitiu uma redução de 40 mm na altura total, mas o espaço livre não foi comprometido, pois o condutor e passageiros estão sentados mais próximos do solo. A altura reduzida do capot contribui para uma melhor visão do condutor. A adição de 50 mm à largura do carro gera mais espaço na frente e na traseira, enquanto o aumento da largura das vias dianteira e traseira aumentam a aparência mais larga e mais baixa da nova geração Yaris.
A nova tecnologia híbrida de quarta geração da Toyota faz a sua estreia na principal motorização do novo Yaris. Este sistema 1.5L Hybrid Dynamic Force é derivado diretamente dos sistemas híbridos maiores de 2,0 e 2,5 litros que foram introduzidos nos novos modelos Corolla, RAV4 e Camry e foi desenvolvido com o mesmo nível de controlo do tamanho e peso dos componentes na busca de uma superior eficiência de combustível e emissões cada vez melhores. O sistema híbrido apresenta o novo motor a gasolina 1.5 de três cilindros em ciclo de Atkinson, com regulagem variável de válvulas. Assim como nos motores equivalentes de quatro cilindros de 2.0 e 2.5L, beneficia de medidas específicas para reduzir o atrito interno e as perdas mecânicas e otimizar o desempenho da combustão. De facto, o motor possui a velocidade de combustão mais rápida do mundo, suportando alto binário em baixas rotações e eficiência de combustível. Também está equipado com um módulo de balanceamento, que ajuda a reduzir o ruído e a vibração do motor.
Como resultado, alcança uma eficiência térmica de 40%, superior aos motores a diesel típicos, ajudando a garantir uma melhoria de mais de 20% na economia de combustível e nas emissões de CO2 do Yaris. Ao mesmo tempo, a potência do sistema foi aumentada em 15% e a entrega de energia refinada para proporcionar uma sensação natural e confiante.
Além dos sistemas avançados de assistência ao condutor, o novo Yaris foi desenvolvido para obter a melhor proteção dos ocupantes nos mais rigorosos testes de 2020. Por exemplo, para melhor proteger o ocupante em caso de impacto lateral, o novo Yaris será o primeiro carro no segmento compacto a introduzir um airbag central. Detalhes completos dos novos sistemas de segurança ativa e passiva da Yaris serão divulgados posteriormente.
Reforçando a sua reputação como líder do segmento em segurança, o Toyota Yaris novamente eleva a fasquia. Fiel ao compromisso da Toyota em democratizar a segurança, a nova geração Yaris conta de série com uma gama maior de sistemas ativos do Toyota Safety Sense, incluindo Sistemas Avançados de Assistência ao condutor (ADAS – ADVANCED DRIVER ASSISTANCE SYSTEMS) como o Assistência de Condução Inteligente (LTA), Cruise Control Adaptativo (ACC), Reconhecimento de Sinais de Trânsito (RSA) e Sistema de Pré-Colisão (PCS).
A funcionalidade do sistema de pré-colisão foi aumentada para que possa detetar peões de dia e noite e ciclistas durante o dia. A nova Geração Yaris também oferece Assistência de interseção na mudança de direção e Assistência de interseção na aproximação de peões, sistema que reconhece os riscos de colisão com tráfego e peões ao fazer uma curva num cruzamento. A Nova Geração Yaris é ainda o primeiro Toyota a ser equipado com airbag centrais. Isto ajuda a evitar que o condutor e o passageiro choquem um no outro em caso de um impacto lateral.