Lexus apresenta o novo UX 300e
O UX 300e, o primeiro veículo totalmente elétrico da Lexus, combina o refinamento de classe mundial desta marca e níveis de silêncio com uma nova experiência de condução ‘Lexus Electrified’
Concebido a partir da base do crossover urbano UX, o modelo mais vendido da marca na Europa, o primeiro Lexus totalmente elétrico projeta-se a partir de 15 anos de liderança em veículos híbridos eletrificados. Lançado no momento certo para beneficiar da melhorada infraestrutura de carregamento na Europa e do rápido crescimento do interesse em veículos elétricos de luxo, o UX 300e proporcionará uma experiência de condução quase totalmente silenciosa e tão dinâmica quanto precisa.
“Para o novo crossover UX 300e criámos uma experiência de condução eletrificada exclusiva da Lexus”, salienta o engenheiro-chefe do UX 300e, Takashi Watanabe. Com o UX 300e totalmente elétrico, a Lexus leva a sua visão “Lexus Electrified” para o nível seguinte. No entanto, antes de qualquer outra coisa, estamos diante de um Lexus o que significa que nada foi esquecido. O primeiro Lexus BEV (Veículo Elétrico a Bateria) oferece qualidade artesanal, qualidade de construção, conforto e silêncio excecionais. A partir do estudo dos padrões de ruído dos BEV, foram tomadas ações específicas, como a adoção de pneus específicos para BEV e revestimentos dos arcos das rodas que reduzem o ruído causado por pedras, areia ou água que saltem da estrada, com vista a uma diminuição significativa do ruído no habitáculo. Não tendo ficado pedra sobre pedra, até mesmo o seletor drive-by-wire do carro é moldado à mão.
Também no topo da lista de ‘itens obrigatórios’ do engenheiro-chefe Takashi Watanabe estava o fator de ‘diversão’ e ‘prazer de condução’, para assegurar uma experiência de condução de um veículo elétrico que fosse dinâmica, mas extremamente refinada. Isso foi alcançado principalmente graças ao baixo centro de gravidade do carro, uma caraterística da plataforma UX (GA-C), auxiliado neste caso pela localização da bateria sob a carroçaria do veículo e o motor elétrico numa zona baixa do vão do motor. O UX 300e também recebeu uma suspensão e direção desenvolvidas especificamente, com elementos do controlo de postura avançado Lexus, apresentado no novo concept LF-30 Electrified.
O UX 300e também beneficia de 15 anos de liderança da Lexus em eletrificação. Com mais de 1,8 milhões de híbridos eletrificados Lexus a circular em todo o mundo hoje, dos quais 450 000 na Europa, a equipa de engenharia do UX 300e foi capaz de alavancar esse know-how no desenvolvimento da bateria, na sua produção e nos sistemas de gestão da bateria.