Artigos recentes

Comentários recentes

Arquivo

Categorias

Meta

Ralis

Desafio Kumho: Fernando Peres dá lição em Vila do Bispo sobre a arte de dominar um rali!

1.8kvisualizações

Passam os anos, mas a arte e o talento continuam lá. O piloto portuense, acompanhado por José Pedro Silva, foi ao rali Vila do Bispo vencer e convencer. 5 especiais, outras tantas vitórias e mais um triunfo, oferecendo assim mais uma vitória absoluta aos pneus Kumho.

Já em 2019, a dupla da Peres Competições tinha logrado executar uma “faena” idêntica, então no Rali Alitém. Quando em pisos de terra, Fernando Peres eleva o seu nível a um patamar que fica ao alcance de poucos e, desta feita em Vila do Bispo, o portuense voltou a não dar veleidades, ganhando tudo o que havia para ganhar e construindo uma vitória mais do que justa. À vitória no rali, juntou obviamente o domínio na Divisão 1 do Desafio Kumho Portugal 2020, que aqui tinha uma tripla jornada, ao contar para os Desafios terra, Centro e Sul.

O 2º lugar foi ocupado pela dupla formada por Daniel Ferreira e Rodrigo Pinheiro, num Mitsubishi Carisma GT preparado pela Domingos Sport. Estes foram autores de uma prova muito positiva, sendo sempre segundos nas contas da divisão e assegurando ainda no final um bom 6º posto na geral. Quase que a “papel químico”, Rui Rijo e Gonçalo Assunção rodaram sempre no 3º posto e foi aí que concluíram a prova, tendo ainda conseguido que o seu Mitsubishi Lancer EVO IX os levasse até ao Top 10 absoluto do rali.

A discussão do 4º lugar deu-se com um interessante duelo entre os dois Subaru Impreza inscritos na Divisão 1 Kumho. E seria a equipa estreante entre a “armada” Kumho a superiorizar-se. Vasco Tintim e a sua filha Filipa Tintim controlaram os acontecimentos, terminando no 4º posto, amealhando no final um avanço de 25 segundos sobre José Batista e Jorge Rita, que, mesmo assim, garantiram um excelente quinto lugar.

Rui Mendes resistiu e venceu a batalha da Divisão 2

Com um Toyota Corola 2.0 a funcionar que nem um relógio suíço, Rui Mendes e Bruno Pedrosa foram os grandes vencedores em Vila do Bispo, no que respeita às contas da Divisão 2 Kumho.

Rápidos, constantes e focados em não cometer erros nem forçar a mecânica, Mendes e Pedrosa foram quatros na especial inaugural, saltaram para o terceiro posto na 2ª PEC e chegaram ao comando na terceira classificativa, de onde mais não foram desalojados. O trinfo dá-lhes assim alento para lutar pelo troféu a Sul. Mas quem dominou no início da prova esta divisão foi a dupla formada por Marco Ferreira e Edgar Gonçalves, imperiais nas duas primeiras especiais, que venceram, mas, no 3º troço, uma ligeira saída de estrada afetou o seu Citroen Saxo VTS, levando-os ao abandono.

O pódio ficou completo com Viana Martins/Vítor Viegas (Opel Astra GSI) no segundo posto, cabendo a Bonito Ramos/Florival Neto (Peugeot 207) subir ao último degrau do pódio. A virtude competitiva das duas duplas ditou-lhes essas recompensas para as exibições sem mácula que realizaram. Sempre regular e no passo certo, Jaime Falcão voltou a “entregar a carta a Garcia”, registando mais um rali terminado e logo com um bom quarto posto e voltando a amealhar preciosos pontos. A regularidade compensa sempre!

Paulo Anselmo e Eduardo Gonçalves quase que não chegaram a aquecer, pois desistiram logo no segundo troço, quando estavam na luta pelo comando da Divisão 2, devido a problemas mecânicos no seu BMW 318i. A lista de desistentes incluiu ainda Filipe Silva e Ricardo Martins. Crónicos candidatos a lutar pelos lugares de topo na Divisão 2, ainda forma terceiros no primeiro troço, mas, a partir daí, o motor do Citroen Saxo VTS decidiu começar a falar até os forçar a desistir.

O 3º Desafio Kumho Portugal volta às lides já nos próximos dias 30 e 31 de outubro. A norte, o Rali Terras D’Aboboreia acolhe uma jornada a contar para os Desafios Terra e Norte, enquanto a sul, será em Portimão que se disputará mais uma jornada dos Desafios Asfalto e Sul.

Deixe uma resposta