RalisVideos

Rali Alto Tâmega: 2º lugar entre os RC2N soube a pouco a Teotónio e Morgadinho

Fernando Teotónio e Luís Morgadinho levaram o Mitsubishi EVO X do Macambi Racing Team ao 2º lugar final no Rali Alto Tâmega, entre os concorrentes da Categoria RC2N. A quarta prova do Campeonato de Portugal de Ralis acabou por valer mais pelos pontos amealhados do que pela posição alcançada.

À partida para a quarta prova do Campeonato de Portugal de Ralis, Fernando Teotónio e Luís Morgadinho estavam seguros quer dos objetivos, quer dos obstáculos a ultrapassar. O resultado negativo da Madeira, quer em termos pontuais, quer pelos estragos causados pela saída de estrada, forçava a dupla a encarar a prova transmontana com as cautelas devidas, quer pela necessidade plena de pontuar forte, para não perder o comboio do título, quer para voltar a ganhar níveis de confiança que lhes permitisse colocar na estrada todo o seu talento e rapidez.

Com vidas profissionais muito preenchidas, piloto e navegador não conseguiram agendar qualquer teste no período que mediou as duas provas, tornando ainda mais importante, como nos disse Luís Morgadinho, navegador e Team Manager, pouco antes da partida, utilizar “o primeiro dia de competição para nos situar quanto ao andamento e à confiança. Esta tem sido uma época agridoce, alternando bons resultados com desistências e chegamos a esta prova com a noção de que a sua importância ganhou novos índices. Terminar é obrigatório e ganhar algo importante”.

Nas duas especiais do primeiro dia, Teotónio e Morgadinho rodaram abaixo dos limites e terminaram a jornada no 2º lugar entre os RC2N. Para o piloto, foi “um arranque muito abaixo do que queremos e sabemos fazer. Entramos no rali sem “feeling” e demoramos a encontrar um bom ritmo. Nada a dizer do Mitsubishi Lancer EVO X que a Domingos Sport nos entregou: como sempre, está impecável”.

No segundo e último dia de prova, que contemplava mais quatro especiais, a equipa viu-se na necessidade de optar entre aumentar o ritmo e tentar chega à vitória ou assegurar a 2ª posição e pontuar forte. A segunda escolha acabou por imperar e, como diz Fernando Teotónio, sabiam que “seria difícil recuperar a diferença para os líderes. Então optamos por uma toada segura, garantindo o 2º lugar e os pontos. Como já temos dois resultados em branco, tínhamos obrigatoriamente de pontuar se queríamos manter as possibilidades de lutar pelo título.

O balanço acaba por ser positivo pois amealhamos pontos. O 2º posto não era o que desejávamos e queríamos obter, mas um dia inicial abaixo do que podemos e sabemos fazer condicionou completamente o resultado”. Já Luís Morgadinho lembrou que “chegamos aqui ainda condicionados psicologicamente pelo que nos aconteceu na Madeira. Este foi o resultado possível e agora é olhar em frente. Há mais ralis e mais campeonato!”

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo