Artigos recentes

Comentários recentes

Arquivo

Categorias

Meta

Ralis

Alberto Pereira foi rei na noite de arranque do Rali de Mesão Frio

2.4kvisualizações

O edil do concelho mesãofriense brilhou nos 5,2 kms da especial de Santo André e colocou o seu Mitsubishi Lancer Evo no comando, após este primeiro duelo entre os concorrentes do Campeonato norte de Ralis.

O arranque da 9ª edição do Rali de Mesão Frio transformou-se numa noite de gala e numa jornada que cumpriu integralmente o que se pede neste período de desconfinamento e de combate ao surto pandémico.

O Clube Automóvel da Régua e a Câmara Municipal fizeram jus aos pergaminhos da prova organizada nas Portas do Douro e prepararam com todo o cuidado o rali, sendo premiados pela presença de muito público, neste regresso do Campeonato Norte à estrada, sendo de destacar que o comportamento de todos quantos estiveram na prova não deu dores de cabeça à organização, nem às forças de autoridade, existindo um cumprimento geral das directrizes traçadas pela DGS e pela FPAK.

E se João Barros e Jorge Henriques (Citroen C3 R5) voltaram a provar toda a sua rapidez, sendo os mais lestos do pelotão, ao cravar no cronómetro a marca de 3:01,0, liderando assim no Grupo X, o destaque da noite vai para o anfitrião da prova: Alberto Pereira, presidente do Município de Mesão Frio, colocou o seu Mitsubishi Lancer Evo VII na liderança do pelotão do Campeonato Norte de Ralis,.

O piloto edil, que é navegado pelo seu irmão Adriano, não apenas assumiu essa primazia, mas ousou ser o segundo mais rápido entre as 74 equipas que alinharam à partida, distribuídas pelo CNR e pelo Grupo X5, registando 3:10,2 para percorrer os 5,2 quilómetros da especial de Santo André. Notável, mas não tão estranho quanto possa parecer.

O Presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio tem construído uma carreira enquanto piloto já muito significativa. Nos últimos anos estabeleceu-se como um dos pilotos em destaque no Campeonato de Portugal de Montanha JC Group, com várias vitorias e pódios na sua Divisão e Categoria. Agora, aliando a sua rapidez ao conhecimento do terreno, rubricou uma exibição de gala nestes primeiros quilómetros e provou estar no rali para lutar pelos lugares de topo.

Entre os melhores da noite, destaque ainda para André Cabeças que colocou o Citroen DS3 R5 na 2ª posição dos X5, com Carlos Matos (Peugeot 208 T16 R5) a ser o terceiro melhor deste grupo especial. A luta pelo pódio neste Grupo promete proporcionar um grande espetáculo ao longo de toda a prova.

Nas contas a Norte, Pedro Almeida, que está em Mesão Frio a fazer quilómetros tendo em vista a sua participação no Rali Alto Tâmega, foi o 2º melhor na especial, a 2,7 seg de Alberto Pereira, com outro Peugeot, este um 208 R2 tripulado por Augusto Costa a ser terceiro, 9.8 segundos mais lento do que o primeiro líder da prova. Lucas Simões (Mitsubishi Lancer EVO IX), que chegou a este rali na liderança do campeonato, rubricou apenas o 5º tempo, logo atrás de Fernando Peres, também num EVO IX.

Nas contas do 3º Desafio Kumho Portugal, Gaspar Pinto (Mitsubishi Lancer EVO IX) lidera na Divisão 1, o mesmo acontecendo com Pedro M. Serôdio (Citroen Saxo) na Divisão 2.

Este domingo é o dia gordo de competição desta 9ª edição do Rali de Mesão Frio, 7 especiais de classificação, num total de 57 kms, com a consagração dos vencedores a acontecer ao fim da tarde.

Joaquim Amândio Santos

Fotos: Pedro Monserrate /Veddacom

Deixe uma resposta