Trending

Português brilha no PEUGEOT Drone Film Festival 2019

As filmagens aéreas, de cortar a respiração, do filme “Calçada Portuguesa”, do jovem cineasta Bernardo Bacalhau, com o contributo de Matthias Dandois, performer francês de BMX, suplantaram 800 concorrentes e conquistaram o júri do “PEUGEOT Drone Film Festival 2019”.

Foi conhecido ontem à noite o nome do vencedor da edição 2019 do “PEUGEOT Drone Film Festival”. Nas finais realizadas no luxuoso hotel de Jumeirah, em Frankfurt (Alemanha), o júri escolheu o filme “Calçada Portuguesa”, do português Bernardo Bacalhau.

O jovem realizador bateu, assim, na corrida ao galardão os mais de 800 participantes, conquistando o Grande Prémio, composto por equipamento de elevado teor tecnológico da DJI, no valor de 2.500 euros, a possibilidade de utilizar 2 PEUGEOT Traveller durante 6 semanas e mais 5.000 euros de fundo de viagens. A DJI, líder mundial em drones civis e tecnologia de captação de imagens aéreas, e o hotel de luxo Jumeirah Frankfurt foram co-patrocinadores deste festival, juntando-se à PEUGEOT, a entidade principal responsável pelo festival.

“Uma infinidade de cineastas de todo o mundo participou na edição deste ano do PEUGEOT Drone Film Festival”, afirmou Steffen Raschig, Diretor Geral da PEUGEOT Alemanha. “Foi simplesmente esmagador e estamos muito satisfeitos com o resultado. Escolher uma das mais de 800 candidaturas foi um desafio para os jurados, mas eles encontraram um digno vencedor na ‘Calçada Portuguesa’ de Bernardo Bacalhau.”

Um vencedor que vem de Portugal

A “Calçada Portuguesa”, oficío e expressão artística dos típicos passeios portugueses, foi brilhantemente captada pela lente de Bernardo Bacalhau. O filme também coloca em destaque o performer de BMX Matthias Dandois, com acrobacias de cortar a respiração, realizadas em diversos pontos de Lisboa.

Com a conquista deste Grande Prémio, o vencedor pode, agora, abraçar novas aventuras para obter imagens ainda mais impressionantes, com recurso a drones. As finais do PEUGEOT Drone Film Festival tiveram, entre a sua assistência, 12 dos melhores cineastas da competição. Como apreço pelas suas realizações, a DJI ali realizou um workshop criativo demostrando as mais recentes tecnologias de drones, bem como uma variedade de gimbals (apoios para câmaras que permitem a sua rotação num eixo único) e outros equipamentos de filmagem.

Uma elevada participação

O prazo para inscrições para este concurso de âmbito internacional terminou no início de setembro último. O júri avaliou mais de 800 candidaturas, oriundas de 30 países, competindo em quatro categorias distintas: “Paisagem”, “Desporto”, “Experimental” e “Contar uma História”. As três primeiras exigiam que 50 por cento das imagens usadas no filme fossem recolhidas por drones, exigência que se reduzia a 30 por cento na última.

O painel de jurados integrou Barbara Stelzner, Diretora de Marketing e Comunicação Corporativa da DJI Europe, Daniela Fette-Rakowski, Diretora do hotel Jumeirah Frankfurt, a atriz Lisa Maria Potthoff, os atores Simon Schwarz, Matthias Brandt e August Zirner, e ainda Stephan Wagner e Florian Festl, respetivamente Diretor e Editor da plataforma Focus Online. Os principais critérios de avaliação abrangeram a utilização de imagens de drones e a qualidade geral e o conteúdo dos filmes.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo