Mazda com vendas sustentadas na Europa
Europa fecha primeiro semestre de 2019como a região mais forte da Mazda. Lançamentos dos modelos da nova geração e de novas tecnologias decorrem a bom ritmo.
A Mazda Motor Corporation anunciou os resultados financeiros e de vendas do primeiro semestre do presente Ano Fiscal (de 1 de Abril a 30 Setembro de 2019), reportando vendas globais de 731.000 unidades nesse período.
As vendas na Europa cresceram 2% nesses seis meses, com 121.000 unidades. A Alemanha, o maior mercado da Mazda neste continente, contribuiu com 34.000 unidades (+3%), enquanto as vendas no Reino Unido cresceram 9%, num total de 20.000 viaturas, face a igual período do ano anterior e em contraciclo com o mercado. No Japão, o mercado doméstico da Mazda, comercializaram-se 98.000 unidades, e a América do Norte representou 202.000 vendas.
A performance de vendas da Mazda neste primeiro semestre do presente Ano Fiscal elevou os resultados financeiros a ¥ 1.706.600 milhões (€ 14.100 milhões), resultando num lucro operacional de ¥ 25.800 milhões (€ 213,2 milhões) e um lucro líquido de ¥16.600 milhões (€ 137,1 milhões).
Essencialmente em resultado das pressões das taxas de câmbio e de custos pontuais de qualidade, a Mazda ajustou as suas previsões para a totalidade do Ano Fiscal que terminará a 31 de Março de 2020, passando a definir um objectivo global de vendas de 1.550.000 unidades (menos 8%), um lucro operacional de ¥ 60.000 milhões (€ 504 milhões) e um lucro líquido de ¥ 43.000 milhões (€ 361 milhões)2.
Na Europa, quer a nova geração Mazda3, já disponível no mercado com o revolucionário motor a gasolina Skyactiv-X da Mazda, quer o Mazda CX-30, estão a receber críticas muito positivas. Espera-se que ambos os modelos impulsionem ainda mais as vendas ao longo do presente Ano Fiscal. De entre as restantes notícias positivas, destaque-se o recente lançamento do Mazda MX-30, o primeiro modelo de produção 100% eléctrico da Mazda, que chegará ao mercado no segundo semestre de 2020.