Ralis

“Monstros” do grupo B na Madeira

O Rally Madeira Legend tem início dentro de dois dias e a prova organizada pelo Club Sports da Madeira levará à estrada alguns dos modelos míticos da modalidade. De entre estes, alguns dos que mais marcaram os adeptos e entusiastas foram aqueles do grupo B, afastados da competição no final de 1986 devido à sua grande potência, na altura pouco consentânea com provas de estrada.

No final desta semana estará na estrada o Rally Madeira Legend, uma organização do Club Sports da Madeira aberta a modelos de viaturas que fizeram história na competição automóvel. Mesmo cumprindo os pressupostos de um rali, ou prova de estrada, este evento é definido por algumas particularidades. A competição estará aberta a dois tipos de viatura, os Históricos e os Spirit.

Tal como o nome indica, os Históricos são carros construídos até ao final de 1986 e que mantêm todas as características dessa altura e obedecem à ficha de homologação vigente na altura. Já os Spirit são veículos que ostentam uma carroçaria histórica mas cuja construção e órgãos mecânicos não são aqueles utilizados à época. O Rally Madeira Legend também terá um Legend Show reservado a carros com homologação mais recente mas que, pelo seu potencial, estão excluídos da competição desportiva, sendo utilizados apenas como viaturas de demonstração.

No grupo B correram várias marcas e modelos mas de entre estes houveram alguns que deixaram marcas num público apaixonado. Nesse grupo de elite estão carros como o Audi Quattro S1 E2 ou o Lancia Delta S4, viaturas que estarão nas estradas madeirenses no final desta semana.

Como últimas evoluções adentro dos limites de homologação do grupo B, ambos estes modelos apresentam motores centrais, traseiro no caso do Lancia, dianteiro no Audi, tração integral e um peso muito próximo do mínimo regulamentar de 960 kg. O Delta S4 tem a particularidade de dispor de um duplo sistema de sobrealimentação no seu motor de 4 cilindros e pouco menos de 1.800 cc, enquanto o carro alemão dispõe de motor com cinco cilindros em linha com cerca de 2.200 cc.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo