Velocidade

Team PEUGEOT TotalEnergies quer fechar a melhor temporada de sempre em alta nas 8 Horas do Bahrein

Equipa francesa aposta na continuidade da boa forma e despede-se de Mikkel Jensen, dando as boas-vindas a Théo Pourchaire no PEUGEOT 9X8 n.º 94

Depois de um período de forte ascensão, com o sexto lugar em São Paulo, o terceiro em Austin e o segundo em Fuji, o Team PEUGEOT TotalEnergies chega ao Bahrein determinado em manter a dinâmica positiva e encerrar a temporada 2025 do FIA World Endurance Championship (WEC) com mais um grande resultado.

Num traçado onde subiu ao pódio há um ano, a equipa francesa volta a enfrentar as 8 Horas do Bahrein, a última ronda do campeonato, disputada num circuito abrasivo e exigente de 5,412 km, onde a gestão dos pneus será decisiva. “Esta será a nossa quarta participação neste evento longo e exigente difícil tanto para os carros como para os pilotos — realizado num circuito muito abrasivo, onde a gestão dos pneus é crucial”, explicou Olivier Jansonnie, Diretor Técnico da PEUGEOT Sport.

Em 2024, o PEUGEOT 9X8 n.º 93 protagonizou uma recuperação notável, subindo da 18.ª à 3.ª posição final, graças ao desempenho excecional de Jensen / Müller / Vergne e a uma estratégia impecável da equipa. Um ano depois, o Bahrein marca também um momento simbólico: será a última corrida de Mikkel Jensen com o PEUGEOT 9X8, naquela que será a sua 26.ª presença ao volante do Hypercar francês.

“O Mikkel está connosco desde o início da jornada do Team PEUGEOT TotalEnergies no FIA WEC, em 2022. Ele ajudou a construir este projeto, manteve-se firme nos momentos difíceis e, com os seus companheiros, conquistou três pódios a nível mundial. Quero agradecer-lhe pelo desempenho consistente e profissionalismo ao longo destes quatro anos”, destacou Jean-Marc Finot, Vice-Presidente da Stellantis Motorsport.

Enquanto Jensen se despede, o jovem Théo Pourchaire, de 22 anos, faz a sua estreia oficial em corrida ao volante do PEUGEOT 9X8 n.º 94, carro que já testou há um ano no “Rookies Test” no mesmo circuito. O Campeão de Fórmula 2 de 2023 junta-se a Malthe Jakobsen e Loïc Duval. “Estou muito feliz por disputar a minha primeira corrida do FIA WEC com a PEUGEOT. Sinto-me pronto. Passei muito tempo no simulador ao longo do ano e também participei em várias corridas como piloto de testes, o que me permitiu aprender e preparar-me com os engenheiros e os pilotos”, afirmou o jovem francês.

As 8 Horas do Bahrein arrancam esta quinta-feira, 6 de novembro, com duas sessões de treinos livres de 90 minutos. Amanhã, sexta-feira, disputa-se uma terceira sessão de 60 minutos e, depois, a qualificação dos 18 protótipos Hypercar, que terão 12 minutos para garantir um lugar no top-10 e o acesso à sessão de Hyperpole. A corrida, a 101.ª da história do FIA WEC e última da temporada de 2025, terá início no sábado, 8 de novembro, às 14h00 locais (11h00 em Portugal Continental).

No domingo, dia 9, o Team PEUGEOT TotalEnergies permanecerá no Bahrein para participar no “Rookies Test”, uma sessão destinada a novos talentos, com Nick Cassidy, Mathias Beche e Alexander Quinn ao volante do PEUGEOT 9X8.

“O Team PEUGEOT TotalEnergies chega ao Bahrein com grande impulso após dois pódios consecutivos nos EUA e no Japão. Queremos continuar a provar a nossa competitividade e terminar em alta a nossa melhor temporada de sempre no Campeonato do Mundo FIA de Resistência, embora saibamos que nada é garantido no automobilismo. O Mikkel fará a sua última corrida com o 9X8 n.º 93 e toda a equipa deseja-lhe o melhor. O Théo fará a sua estreia com o 9X8 n.º 94, e já mostrou o seu potencial nos testes. Toda a estrutura está unida na preparação para 2026”, concluiu Jean-Marc Finot.

Malthe Jakobsen, companheiro de Pourchaire e Duval no 9X8 n.º 94, reforçou o espírito competitivo da equipa: “Já é a última corrida da temporada, num ano fantástico para mim, especialmente com o primeiro pódio no Mundial de Resistência, em Austin. Vamos dar tudo para terminar no pódio novamente no Bahrein e começar 2026 com o pé direito. O Théo traz energia renovada e isso é ótimo para o grupo.”

Com ambição e confiança redobradas, o Team PEUGEOT TotalEnergies chega ao Bahrein focado em fechar com chave de ouro a sua melhor época desde o regresso ao Mundial de Resistência, antes de iniciar um novo ciclo de desenvolvimento rumo à temporada de 2026.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo