Polestar apresenta oficialmente equipa para o Campeonato de Portugal de Novas Energias

A Polestar apresentou oficialmente a equipa que representa a marca no Campeonato de Portugal de Novas Energias PRIO durante a temporada de 2026.
Aos comandos de um Polestar 4 estarão Filipe Maia e Tiago Caio, dupla que, para além do campeonato nacional, mantém igualmente um programa internacional integrado em provas da FIA Eco Rally Cup.
A apresentação oficial serviu também para fazer o balanço da evolução do projeto, numa altura em que a equipa portuguesa atravessa uma das fases mais competitivas desde o início da parceria com a marca sueca.
Evolução sustentada e resultados internacionais
Depois de três temporadas de trabalho conjunto, Filipe Maia considera que a evolução da equipa tem sido construída através da experiência acumulada e da capacidade de adaptação às exigências cada vez maiores das provas internacionais.
“Temos tentado encontrar soluções para melhorar e estar ao nível das provas internacionais, que são muito mais exigentes. Isso obriga-nos a trabalhar com maior rigor e a resolver muitas situações de improviso que surgem durante as provas”, explicou o piloto vilacondense.
Os resultados têm acompanhado essa evolução. Em 2026, a dupla já conquistou três resultados consecutivos no Top 10 em provas FIA, incluindo classificações de destaque em Valência, Oeiras e recentemente na Eslovénia. “Em todas as provas internacionais que fizemos conseguimos terminar no Top 10, o que demonstra a consistência do nosso trabalho”, sublinhou Filipe Maia.
Ambição assumida para 2026
Depois do terceiro lugar absoluto alcançado no campeonato nacional em 2025, a equipa não esconde agora a ambição de lutar pelo título português. “O nosso objetivo este ano é claramente sermos campeões nacionais. Temos estrutura, temos apoios, temos carro e acreditamos que reunimos as condições necessárias para lutar por esse objetivo”, afirmou.
Apesar das particularidades das provas de regularidade em estrada aberta, Filipe Maia acredita que a experiência acumulada pela equipa poderá ser decisiva ao longo da temporada. “Estas competições têm muitos imponderáveis, mas temos conseguido resolver os problemas que surgem e acho que estamos no caminho certo”, acrescentou.
Além da presença nas provas portuguesas, o programa internacional da dupla continuará ao longo da temporada, estando já confirmada a participação na Corunha e em análise a presença no exigente Eco Rally da Escócia. “O Rally da Escócia é muito desafiante, tanto em termos de condução como pelas condições climatéricas, mas gostamos desse tipo de desafios e estamos muito focados em conseguir estar presentes”, revelou.
Futuro da modalidade poderá passar pela competição pura
Durante a apresentação, Filipe Maia abordou também a evolução futura das competições de novas energias, acreditando que a modalidade poderá caminhar progressivamente para formatos mais competitivos e ligados à performance pura.
“Acho que inevitavelmente o futuro vai passar por aí. Em Espanha já existem competições de novas energias com híbridos e acredito que também em Portugal iremos assistir a formatos mais competitivos, mantendo simultaneamente a componente de eficiência energética”, concluiu.
Com uma ambição reforçada e um programa internacional cada vez mais sólido, a dupla Filipe Maia/Tiago Caio entra em 2026 determinada em afirmar-se como uma das principais referências nacionais da mobilidade elétrica em competição.



