Nuno Pinto: “Por vezes mostro conferências de Imprensa de Mourinho ao Lance Stroll”

Confesso benfiquista e admirador assumido do atual treinador do Benfica, Nuno Pinto, Diretor da Aston Martin Aramco F1 Driver Academy e treinador de Lance Stroll, revelou que utiliza José Mourinho como inspiração no trabalho que desenvolve com os pilotos.
“Por vezes mostro conferências de Imprensa de Mourinho ao Lance Stroll”, afirma, destacando a importância da comunicação e da mentalidade competitiva. “Acho que a maneira de comunicar dele, a sua maneira de ser e a sua competitividade inspiram-me. Há conferências de Imprensa no Real Madrid que são lendárias”, elogia.
Convidado do programa Final Cut, que estreia novo episódio esta segunda-feira, Nuno Pinto aborda vários dos temas mais debatidos na atualidade da Fórmula 1, numa altura em que a nova temporada arranca já no próximo fim de semana, na Austrália.
Experiência na elite da Fórmula 1
Com vários anos de experiência no topo do automobilismo mundial, Nuno Pinto tem trabalhado diretamente com Lance Stroll, acumulando funções como Diretor da Aston Martin Aramco F1 Driver Academy. Pelo caminho, colaborou também com nomes como Max Verstappen, Charles Leclerc e Esteban Ocon.
Antigo piloto — venceu a Fórmula BMW e competiu com sucesso em ralis, modalidade pela qual mantém especial preferência — seguiu depois um percurso pioneiro como treinador de pilotos, consolidando-se como uma das principais referências portuguesas na área.
Alonso vs Verstappen? “Era ela por ela”
Entre os temas abordados na conversa está a recorrente discussão em torno da dificuldade de adaptação ao monolugar da Red Bull.
“Acredito que se meteres um Alonso ao lado do Verstappen era ela por ela. Estamos a falar de um monolugar que é muito competitivo, mas muito difícil de guiar. Se calhar o estilo desses pilotos que não tiveram sucesso não serve para aquelas características. Com o Alonso se calhar não vias essa diferença”, reflete, desmistificando a ideia de que apenas o piloto neerlandês consegue extrair rendimento máximo do carro.
Novo regulamento gera dúvidas
Com a temporada prestes a arrancar em Melbourne, depois dos testes realizados em Barcelona e no Bahrein, o novo regulamento técnico levanta interrogações quanto ao equilíbrio competitivo.
Nuno Pinto não esconde a sua apreensão: “Tenho a sensação de que a nova época não vai ser boa”. E explica: “As diferenças vão ser ainda maiores que nos últimos anos, especialmente entre as melhores e as piores equipas. Vai ser menos competitivo”, ressalvando, ainda assim, que espera estar “redondamente enganado”.
Na conversa, que será disponibilizada a partir das 21h30 nas plataformas da Sports Tailors (YouTube, Spotify e Apple Podcast), há ainda espaço para falar da paixão pelo automobilismo, das picardias com Fernando Alonso — e o seu Real Madrid —, e do impacto mediático da série da Netflix Drive to Survive. Uma entrevista onde Nuno Pinto revela o lado técnico, estratégico e também pessoal de quem vive a Fórmula 1 por dentro — e onde Mourinho surge, inesperadamente, como ferramenta de treino na elite do desporto automóvel.



