Piñor abriu o Campeonato da Galiza de Rallysprint com vitória de Sergio Otero no Desafío Kumho

A terceira edição do Rallysprint Concello de Piñor marcou o arranque oficial da temporada 2026 do Campeonato da Galiza de Rallysprint, numa prova que assinalou também o início de uma nova edição do Desafío Kumho Rallysprint, competição organizada pela ASR Tyres e que contou com 16 equipas inscritas.
Com dois troços percorridos por duas vezes, totalizando pouco mais de 44 quilómetros cronometrados, a prova começou ao início da tarde de sábado com a primeira passagem pela especial de Conbarper.
Na fase inicial da competição, Jesús Vázquez e Javier Quevedo, em BMW M3, assumiram o comando do Desafío Kumho, impondo um ritmo forte perante um grupo muito equilibrado. Atrás surgiram o Seat Ibiza 2.0 de Jacobo Collazo e Adrián Guillade, o Peugeot 206 de Lisardo Abelleira e Daniel Pérez e o Peugeot 206 RC de Sergio Otero e Noel Claro, todos separados por menos de sete segundos.
A resposta veio rapidamente na especial de Pradocar, onde Sergio Otero e Noel Claro subiram ao segundo lugar, a apenas dois segundos da liderança, mantendo a luta totalmente em aberto antes da assistência intermédia.
Decisão nas últimas especiais
Após a pausa, a classificação voltou a mudar. Otero e Claro voltaram a ser os mais rápidos em Conbarper, recuperando terreno e deixando a decisão para os derradeiros 11,8 quilómetros de Pradocar. Na especial final, a dupla do Peugeot 206 RC não deu hipóteses e confirmou a primeira vitória da temporada no Desafío Kumho Rallysprint, iniciando o ano da melhor forma.
Jesús Vázquez e Javier Quevedo terminaram na segunda posição, enquanto Lisardo Abelleira e Daniel Pérez completaram o pódio. Jacobo Collazo e Adrián Guillade finalizaram em quarto lugar, seguidos por Diego Rodríguez/Santiago Rodríguez e Adrián González/Laura Díaz.
Além do triunfo na monomarca, Sergio Otero e Noel Claro alcançaram também o terceiro lugar no Grupo 2. Já António Vázquez e Alberto Santamarina garantiram o segundo posto no Grupo 7 e repetiram o resultado na classificação de históricos, reforçando a competitividade do evento galego.
Com este arranque em Piñor, o Campeonato da Galiza de Rallysprint e o Desafío Kumho iniciam uma temporada que promete grande equilíbrio e disputas intensas ao longo do calendário.



