Enduro Nacional 2026 arranca em Góis com o “Paraíso do Todo-o-Terreno”

A temporada desportiva de 2026 do Campeonato Nacional de Enduro – CFL tem início já no próximo domingo, 25 de janeiro, com a realização do 21.º Enduro de Góis – Paraíso do Todo‑o‑Terreno, prova que volta a ter a honra de abrir o calendário nacional, tal como sucedeu na época passada.
A competição, organizada pelo experiente Góis Moto Clube, terá o seu quartel-general instalado junto à sede do clube, na Quinta do Baião, onde ficarão localizados o paddock e a zona de assistência.
A partida do primeiro concorrente está marcada para as 9h00, dando início a um percurso com cerca de 47 quilómetros, incluindo especiais cronometradas, totalmente desenhado no concelho de Góis. O traçado será percorrido três vezes e meia pelos pilotos das classes Elite e Open, três vezes pelas classes Verdes, Veteranos e Senhoras, e duas vezes pelas restantes categorias: Super Veteranos, Promoção, Elétricas e Hobby.
Com a meteorologia adversa a marcar presença nos dias que antecedem a prova, prevê-se um terreno pesado e lamacento, aumentando significativamente o grau de dificuldade, à semelhança do que aconteceu na edição anterior. Ainda assim, a organização tem planos alternativos preparados, caso seja necessário ajustar o percurso ou as especiais.
Destaque para o facto de duas das especiais serem completamente novas: a Extreme Test e a Enduro Test, acrescentando um fator extra de interesse técnico a esta prova de abertura.
Elite com ausências e regressos de peso
No plano desportivo, a classe Elite apresenta desde logo algumas notas de relevo. Está confirmada a ausência de Bruno Charrua, habitual protagonista nas posições cimeiras, mas também o regresso de Paulo Felícia à competição. A grelha contará ainda com a presença de alguns pilotos estrangeiros, encabeçados pelo campeão Julien Roussaly. No entanto, à semelhança do que tem acontecido noutras temporadas, a entrada mais significativa de pilotos com experiência mundialista deverá verificar-se apenas a partir da segunda prova do campeonato.
Com todos estes ingredientes, o Enduro de Góis promete voltar a cumprir o seu estatuto de prova exigente e decisiva para lançar o tom de uma nova época do enduro nacional.


