Ralis

Rali de Algoa integra oficialmente o calendário da TER Series em 2026

A TER Series (Tour European Rally), uma das mais relevantes competições internacionais de ralis com forte enfoque em destinos turísticos e provas de elevada qualidade organizativa, vai expandir-se para o continente africano em 2026 com a integração oficial do Rali de Algoa, na África do Sul.

Depois de ter figurado como Evento Candidato em 2025, o Rali de Algoa foi confirmado como prova integrante da World Series of TER para a temporada de 2026, marcando a estreia da África do Sul no calendário oficial do campeonato.

O Rali de Algoa disputa-se na região de Gqeberha, anteriormente conhecida como Port Elizabeth, um importante porto marítimo e a cidade mais populosa da província do Cabo Oriental. A prova conta com uma longa e prestigiada história no Campeonato Nacional de Ralis da África do Sul, do qual faz parte desde 1983. A edição inaugural foi vencida por Sarel van der Merwe e Franz Boshoff, aos comandos de um icónico Audi Quattro S1, um marco que ajudou a consolidar o estatuto do evento no panorama dos ralis sul-africanos.

Em 2025, o rali recebeu a visita oficial da estrutura da TER enquanto Evento Candidato, merecendo uma avaliação muito positiva tanto ao nível organizativo como desportivo. Esse feedback favorável abriu caminho à integração plena no calendário de 2026, sob a liderança do promotor Oliver de Man, presidente do Algoa Rally Club, e do seu principal adjunto Rikus Fourie.

O Rali de Algoa 2026 está agendado para os dias 9 a 11 de julho, integrando um calendário da TER que já conta com provas confirmadas como o Rali de Otago, na Nova Zelândia — que volta a abrir a temporada em abril pelo terceiro ano consecutivo — e o Rali Terra Sarda, em Itália, que encerrará a série em outubro pelo quarto ano seguido.

Com esta adição, a TER reforça o seu caráter global, juntando a África às regiões já representadas no campeonato, depois da Europa, América, Oceania e Ásia.

Oliver de Man, presidente do Algoa Rally Club, destaca a importância deste passo para o rali sul-africano: “É fantástico para o rali da África do Sul voltar a receber competição internacional ao mais alto nível. Os nossos pilotos locais estão motivados e ansiosos por enfrentar este desafio. A TER Series e o Campeonato Nacional de Ralis da África do Sul irão coexistir em perfeita harmonia, com competição de grande qualidade em algumas das melhores estradas do país. Para além disso, as equipas visitantes poderão desfrutar da cultura local e até de um safari, explorando a beleza natural da região de Gqeberha.”

Por seu lado, Luca Grilli, promotor e organizador da TER Series, sublinha o alcance estratégico da parceria: “Estamos extremamente orgulhosos do acordo alcançado com o Rali de Algoa. Após um primeiro passo muito positivo em 2025, partilhamos agora objetivos comuns com a organização sul-africana. Esta parceria acrescenta a África do Sul à lista de nações não europeias presentes nos nossos campeonatos. A África já fazia parte dos nossos planos e estamos entusiasmados por iniciar esta nova aventura, que representa um passo muito importante na expansão global do projeto TER.”

Com a entrada do Rali de Algoa, a TER Series continua a afirmar-se como um campeonato internacional de referência, combinando competição de alto nível, diversidade geográfica e promoção turística, reforçando a sua presença global e abrindo novas oportunidades para pilotos, equipas e organizadores em diferentes continentes.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo