Erro na final penalizou exibição brilhante de Andreia Sousa em Montalegre

Autora de uma exibição notável ao longo de todo o programa competitivo do Circuito de Montalegre II, a piloto vimaranense discutiu taco-a-taco o triunfo na Nacional 2RM, mas um erro e a consequente penalização “atirou” Andreia Sousa para o 8 º lugar da geral.
Cimentando cada vez mais a sua posição entre os mais rápidos do aguerrido pelotão da Divisão Nacional 2RM, Andreia Sousa esteve em destaque na quinta prova da temporada do Campeonato de Portugal de Ralicross.

Começou por colocar o seu Peugeot 306 no 4º posto da tabela de tempos da sessão de treinos cronometrados, a menos de oito décimos de segundo do mais rápido. Depois, na Qualificação, foi de uma regularidade impressionante, terminando a Q1 em 4ª e a Q2 e a Q3 no 3º lugar, passando essa fase na segunda posição, garantindo a “pole” para a sua semifinal.
Aí, Andreia Sousa esteve imperial, não dando veleidades à forte concorrência, conquistando o triunfo e garantindo a “pole position” para a Final.
Chegados à corrida decisiva, a vimaranense arrancou bem, curvando no final da reta em segundo. Colou-se à traseira do comandante e tudo fez para ultrapassar, sem êxito. No entanto, quando o líder foi à joker lap, Andreia Sousa assumiu a liderança e receberia a bandeirada de xadrez nessa posição, mas de forma inglória, pois não tinha cumprido a sua própria ida obrigatória ao percurso alternativo mais longo e, logicamente, foi alvo de uma penalização, que a relegou para o 8º lugar.
“Foi um erro meu, que assumo. A penalização foi justa e a vitória do Adão foi inteiramente merecida. Parabéns a ele!”, esclareceu logo no final a piloto de Guimarães que, apesar do sucedido, estava “muito feliz com a minha exibição. Estive sempre muito rápida e muito forte e a equipa esteve fantástica a preparar o Peugeot. Este excelente resultado é para eles e para os patrocinadores. Estamos muito motivados para o que falta cumprir na temporada”. O Campeonato de Portugal de Ralicross regressa em setembro, nos dias 2 e 3, com nova ida ao circuito de Mação.



