Adão Pinto vence e convence em Montalegre
Aos comandos do seu Opel Astra, o piloto de Abragão, Penafiel, dominou as lides da Divisão 2RM no Ralicross de Montalegre, quinta prova da temporada do Campeonato de Portugal de Ralicross 2023. Com esta terceira vitória, Adão Pinto regressou ao comando e só depende de si para se sagrar tricampeão.
Adão Pinto entrou logo ao ataque no Circuito Internacional de Montalegre e estabeleceu a melhor marca nos trenos cronometrados. Chegado à fase de qualificação, Adão Pinto enfrentou uma tarefa que se revelou ainda mais difícil do que o previsto:
“Foi muito difícil. Quando parti para a 1ª manga, enfrentei uma pista acabada de ser regada e, apesar de vencer a minha série, não fui além de 3º na geral da Divisão, sendo de lamentar que acabou por ser a minha série a limpar a pista para as seguintes”.
Na Q2, o piloto de Abragão “abriu o livro” e venceu série e geral, cavando um fosso musculado para os seus contendores, terminando a jornada de sábado já na liderança pontual da Divisão 2RM.
Na Q3, disputada na manhã de domingo, Adão Pinto repetiu a dose e foi imperial, voltando a “limpar” série e manga, garantindo a “pole position” para a sua meia-final. Aí, voltando a encarar uma pista novamente regada, o craque penafidelense deu tudo, dominando a sua corrida, mas sem conseguir ser o mais rápido no computo geral, falhando a “pole” para a corrida decisiva, embora garantindo posição na primeira fila.
Na hora de todas as decisões, Adão Pinto demonstrou porque é bicampeão nacional. Arrancou que nem um foguete, chegando na liderança à primeira curva. A partir daí, consolidou o seu domínio e recebeu a bandeirada de xadrez na frente, conquistando a terceira vitória da temporada.
“Estou muito feliz. Depois dos problemas mecânicos em Lousada, nada melhor do que voltar a vencer. Foi um fim-de-semana e que voltamos a demonstrar a nossa força. Não foi uma vitória fácil, pois a nossa divisão tem muitos e bons pilotos e excelentes carros. Na Final, a Andreia Sousa esteve sempre muito forte e foi necessário que eu me aplicasse para suster os ataques. A vitória é muito importante, pois estamos de volta ao comando do campeonato e passamos a só depender de nós para chegar ao terceiro título consecutivo”, destacando ainda “todo o apoio da minha família e da Racingcast Technology pelo magnífico trabalho feito antes desta prova. O motor foi totalmente refeito e, apesar de não ter sido possível fazer qualquer teste antes da corrida, o carro chegou a Montalegre impecável e capaz de me dar toda a confiança para atacar. Depois, durante o fim-de-semana, foram sempre capazes de intervir e o Opel revelou uma competitividade total”.
O campeonato regressa em setembro, nos dias 2 e 3, com nova ida ao circuito de Mação.