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Hyundai Motor expande soluções energéticas com a introdução da tecnologia Vehicle-to-Everything

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A Hyundai Motor está a expandir a sua oferta de soluções energéticas através do desenvolvimento da tecnologia Vehicle-to-Everything (V2X). A V2X é uma inovação tecnológica que visa integrar, ainda mais, as energias renováveis e os veículos elétricos (BEV) na sociedade.

Uma das funcionalidades desta tecnologia é a Vehicle-to-Grid (V2G). Esta solução permite que a energia já armazenada nas baterias dos veículos elétricos (BEV) seja fornecida a uma rede elétrica. Para além de estabilizar a rede, a energia armazenada nos BEV ajuda a gerir a procura de energia durante as horas de ponta e em situações de emergência. A Hyundai está atualmente a trabalhar em dois projetos-piloto V2X nos Países Baixos e na Alemanha com frotas de modelos Hyundai IONIQ 5 equipados com software V2G.

A integração de BEVs na rede irá alterar drasticamente o panorama energético. A tecnologia V2G irá permitir aos proprietários destes veículos não só ter a oportunidade de contribuir ativamente para a estabilização da sua rede local, mas será, também, um fator determinante para o fornecimento estabilizado de energias renováveis. A rede distribui diretamente energia renovável solar ou eólica aos utilizadores. Com a aplicação da V2G, a energia pode ser armazenada em BEVs e transferida de volta para rede quando não pode ser gerada, por exemplo, à noite, quando não há vento ou nas horas de ponta.

Como as tecnologias V2G beneficiam não só os proprietários de BEVs, mas também sociedades inteiras que possuam um sistema energético partilhado, esta iniciativa enquadra-se e vem reforçar a visão “Progress for Humanity” da Hyundai.

V2G permitirá uma melhor gestão da procura energética

Para poderem suportar a tecnologia V2G, os BEV devem estar equipados com o hardware correto, incluindo um carregador bidirecional que permita o fluxo de energia de e para a bateria, e o software apropriado para controlar a descarga.

Esta transferência bidirecional de energia promove um consumo de eletricidade mais ativo, uma vez que os BEVs podem, também, ter outro propósito além do transporte de passageiros. Já que apenas uma determinada percentagem da capacidade da bateria é utilizada na condução, a restante energia armazenada pode ser devolvida à rede para ser utilizada pelos serviços locais de distribuição de energia.

Uma vez que os países estão a implementar, cada vez mais, novas fontes de energia renováveis, a tecnologia V2G irá ajudar a reduzir o impacto das alterações climáticas. Em vez de depender de centrais

deste projeto, a We Drive Solar fornecerá primeiro uma frota de 25 Hyundai IONIQ 5 para um esquema de partilha de carros que irá servir os residentes de novos empreendimentos habitacionais. A próxima etapa passará pela implementação da V2G – a tecnologia será testada em combinação com a solução de carregamento público desenvolvida pela empresa holandesa.

O projeto-piloto V2H na Alemanha está a ser desenvolvido pelo CRADLE Berlin, um segmento da Hyundai Motor Company que se dedica ao empreendedorismo e à inovação aberta. Tal como em Utrecht, a proposta também envolve uma frota Hyundai IONIQ 5 dedicada: os protótipos são equipados com o mesmo carregador bidirecional utilizado nos veículos de produção em massa. No entanto, foi instalado um software personalizado nestes protótipos, de forma a comportar a tecnologia V2G, estando a sua capacidade de partilhar energia com as casas a ser testada dentro de um sistema energético doméstico fechado.

O futuro da Hyundai com a V2G

A Plataforma Modular Global-Elétrica (E-GMP), a primeira plataforma BEV dedicada do Hyundai Motor Group, já possui a tecnologia Vehicle-to-Load (V2L), que permite o carregamento bidirecional, estando previsto que o carregador bidirecional a bordo dos BEV da Hyundai passe, também, a suportar a V2G no futuro.

As tecnologias V2L e V2G têm princípios técnicos semelhantes relativamente à transmissão inversa de energia, mas utilizam softwares diferente. Uma vez que a V2G precisa de fornecer energia à rede, deve ser definido primeiro um protocolo de comunicação entre a BEV e a rede.

Refira-se que a Hyundai tem atualmente em curso projetos de desenvolvimento para a V2G e planeia anunciar em breve um modelo BEV com a tecnologia.

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