A Ford revela a nova pick-up Ranger Raptor
Desenvolvida pela Ford Performance, a Nova Geração do Ford Ranger Raptor é a versão de máxima performance do novíssimo Ford Ranger. Com tecnologia mais inteligente para controlar uma mecânica robusta e elaborada, de nova geração, o Ranger Raptor conjuga potência pura com precisão mecânica e técnica para criar o modelo Ranger mais avançado de sempre.
“Na Nova Geração Ford Ranger Raptor, a nossa prioridade foi oferecer uma ‘pick-up’ genuinamente de elevado desempenho,” afirma Dave Burn, Engenheiro-Chefe da Ford Performance para o programa Ranger Raptor. “É significativamente mais rápido, tem um ‘look’ incrível, está repleto de novidades, e é o Ranger mais robusto de sempre.”
Os entusiastas europeus do Ranger têm razões especiais para festejar, uma vez que o novíssimo Ranger Raptor é o primeiro modelo da Nova Geração Ranger a ser lançado na
Europa, com início de entregas a clientes agendado para o último trimestre de 2022.
Para os entusiastas da performance, a maior novidade consiste na introdução de um novíssimo motor a gasolina EcoBoost V6 3.0 biturbo, trabalhado pela Ford Performance para obter uma potência anunciada de 288 CV e 491 Nm de binário.
O motor EcoBoost V6 3.0 biturbo apresenta um bloco de cilindros compactado em ferro-grafite, que é cerca de 75 por cento mais resistente e até 75 por cento mais rígido do que o bloco em ferro fundido tradicional. A Ford Performance concebeu o motor de modo a oferecer uma resposta imediata às solicitações do acelerador, e adotou um sistema anti-inércia (anti-lag) desenvolvido para competição, semelhante ao inicialmente existente no Ford GT de estrada e no Focus ST, que permite uma entrega rápida de potência sempre que solicitada.
Disponível no modo Baja, o novo sistema anti-lag mantém os dois turbos em rotação durante até três segundos após o condutor aliviar o acelerador, permitindo uma recuperação mais rápida da aceleração à saída das curvas ou durante as passagens de caixa, quando o condutor volta a solicitar o acelerador. Além disso, o motor foi programado com um perfil individual para a resposta da sobrealimentação (turbo) em cada uma das 10 relações da caixa de velocidades
automática, com vista a um desempenho otimizado.
“O motor de 3,0 litros imprime uma dinâmica diferente ao Ranger Raptor, sendo capaz de satisfazer mesmo os mais exigentes em matéria de desempenho”, acentuou Burn. “O poder de aceleração e o desempenho puro do novo grupo propulsor geram sorrisos de orelha a orelha”.
A Nova-Geração Ranger Raptor conta com um chassis único quando comparado com o do novo Ranger. Nesse sentido, foi adotado um conjunto de novas soluções especificamente desenvolvidas para o Raptor, incluindo novos apoios e reforços especiais em pontos críticos como o pilar “C”, caixa de carga e roda sobressalente, bem como estruturas específicas para os limitadores da suspensão, torres da suspensão e apoios dos amortecedores traseiros. Tudo combinado para garantir à Nova Geração Ranger Raptor a capacidade para lidar com as mais punitivas situações em fora de estrada.
“Os melhoramentos na suspensão do Ranger Raptor tiram o máximo rendimento dos novos amortecedores FOX® Live Valve. A suspensão adapta-se em tempo real para permitir um controlo excecional da carroçaria em estrada, ao mesmo tempo que absorve facilmente irregularidades e sulcos na condução fora de estrada, assegurando o máximo controlo e desempenho”, destacou Burn.
A capacidade do Ranger Raptor para enfrentar terrenos acidentados foi ainda mais reforçada com fortes medidas de proteção sob a carroçaria. A placa de proteção dianteira tem praticamente o dobro do tamanho da unidade montada de série na Nova Geração Ranger, e é realizada em aço de alta resistência com 2,3 mm de espessura. Esta placa, combinada com a proteção inferior do motor e a proteção da caixa de transferência, foi concebida para proteger componentes essenciais, tais como o radiador, sistema de direção, travessa dianteira, cárter do motor e diferencial dianteiro.
Os duplos ganchos de reboque, à frente e atrás, proporcionam opções flexíveis para resgate do veículo em situações fora de estrada; o desenho destas peças facilita o acesso a um dos ganchos de reboque caso o outro esteja enterrado, bem como permite a utilização de cintas de equilíbrio durante os resgates em areia profunda ou lama espessa.
Pela primeira vez, o Ranger Raptor recebe um sofisticado sistema de tração integral às quatro rodas com uma nova caixa de transferência de duas velocidades on-demand, controlada eletronicamente, combinada com o bloqueio dos diferenciais dianteiro e traseiro, uma funcionalidade extremamente apreciada pelos entusiastas do todo-o-terreno mais radical.
“Embora a génese do Raptor esteja nas competições todo-o-terreno, é também um veículo extremamente capaz para o dia-a-dia extremamente competente em estrada. Pensámos ‘fora da caixa’ e criámos um veículo todo-o-terreno que não necessita de modificações para ir e voltar a qualquer lado, por mais remoto que seja, com total segurança”, afirmou Burn.
Para conferir ao novo Ranger Raptor reais capacidades para enfrentar qualquer tipo de piso, sejam estradas alcatroadas, lama ou sulcos – e tudo o mais pelo meio – a Ford introduziu uma gama de sete modos de condução selecionáveis,2 incluindo o modo Baja, orientado para fora da estrada, que configura os sistemas eletrónicos do veículo para o máximo desempenho em condução off-road a alta velocidade.
Em linha com o reforço das aptidões dinâmicas do Ranger Raptor, o seu visual, totalmente novo, tem como base o estilo arrojado e robusto da Nova Geração Ranger. Os guarda-lamas alargados e o desenho em “C” dos faróis realçam a largura da carroçaria; por sua vez o design arrojado das letras “F-O-R-D” na grelha e o imponente para-choques separado adicionam uma aparência mais musculada.
“Tudo o que foi introduzido no Ranger Raptor tem uma razão de ser”, declarou Dave Dewitt, diretor de designer exterior do Ranger Raptor. “Através desta linguagem, podemos expressar as competências e aptidões do Raptor através do seu visual”.
Os faróis de matriz de LED, com luzes diurnas de LED, elevam o desempenho do sistema de iluminação do Ranger Raptor, passando a contar luzes de curva preditivas, máximos sem brilho e nivelamento automático dinâmico de forma a proporcionar melhor visibilidade aos condutores do Ranger Raptor e aos outros utentes da estrada. Os guarda-lamas albergam musculadas jantes de 17 polegadas, calçadas com pneus todo-o-terreno Raptor de desempenho exclusivo. Os respiradores funcionais, as funcionalidades aerodinâmicas e os degraus laterais, em alumínio fundido e aderente, ajudam a melhorar o visual e a funcionalidade da pick-up. Na traseira, as óticas de LED proporcionam um elo estético com a frente do veículo, enquanto o para-choques traseiro, em Cinzento Precision e com degrau e barra de reboque integrados, foi colocado numa posição elevada para não comprometer o ângulo de saída.
No interior, o tema estético mantém a tendência para enfatizar o desempenho off-road do Ranger Raptor, bem como a sua natureza enérgica. O habitáculo apresenta novos bancos desportivos dianteiros e traseiros, com design inspirado em aviões de combate, de forma a incrementar o conforto e oferecer mais apoio em curvas a alta velocidade.
As inserções em Orange Code no painel de instrumentos, nos revestimentos e nos bancos conjugam-se com a iluminação ambiente do Ranger Raptor, a qual inunda o interior com um brilho âmbar. O volante desportivo revestido a couro premium, com aquecimento, apoios para os polegares, marcação do centro e patilhas em magnésio para comando da caixa de velocidades, completa o toque desportivo.
Os ocupantes irão também beneficiar da mais recente tecnologia digital; o habitáculo high-tech apresenta um painel de instrumentos totalmente digital de 12,4 polegadas e um ecrã central de 12 polegadas dotado da nova geração do sistema de conectividade e entretenimento Ford SYNC 4A® 4, o qual oferece, sem custos adicionais, compatibilidade wireless com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto™.5 Um sistema de som B&O® de oito altifalantes6 proporciona a banda sonora perfeita para cada aventura.