Aston Martin destronou Ferrari e liderou em 2021 vendas de automóveis de luxo em Portugal
Num ano em que o luxo sobre rodas viu as vendas subirem em flecha, a Aston Martin foi a marca mais vendida. No conjunto das chancelas de luxo, que incluiu a marca britânica, bem como a Bentley, Ferrari, Lamborghini e Maserati, foram adquiridas 121 unidades, o que representou um crescimento de 80% face ao ano de 2020.
Os números foram divulgados pela ACAP – Associação Automóvel de Portugal, dando conta do ano positivo e que se tornou no primeiro a ultrapassar o anterior pico de vendas, alcançado em 2017, com 103 unidades. Daí para cá, tinha sido sempre a descer, com recuos sucessivos nos três anos seguintes.
E como principal protagonista da recuperação esteve a Aston Martin. A chancela britânica retirou o cetro da liderança à Ferrari, que o tinha detido nos dois anos anteriores. A marca eternizada por James Bond fechou o ano passado com 34 carros vendidos, naquele que foi o seu melhor resultado de sempre em Portugal. A Aston Martin é representada em Portugal pela C. Santos VP desde apenas meados de 2020 e o feito de chegar à liderança é algo que a empresa tem, com toda a justiça, de comemorar.
Para Miguel Costa, Diretor Geral de Automóveis de Luxo da C. Santos VP, o resultado agora alcançado “é fruto de muito empenho da nossa equipa e é o corolário da estratégia que implementámos. 2021 foi o 1º ano completo desde que a marca passou a ser gerida pelo C. Santos VP, uma vez que em 2020 apenas iniciamos a operação em Junho e numa fase muito complexa onde fazer ativações para criar momentos para estar com potenciais clientes da marca, eram extremamente complicados, tendo em conta as restrições provocadas pela COVID-19”.
Como tal, apenas “o ano que agora terminou nos deu algumas tréguas e fomos realizando o nosso trabalho, colocando a marca no lugar que ela merece. O Aston Martin DBX, o primeiro SUV da marca, deu uma grande ajuda, representando aproximadamente 35% das vendas e o restante volume de vendas foi sendo composto de forma mais ou menos equilibrada entre o Vantage, o DB11 e o DBS”. Miguel Costa realça ainda que “estamos igualmente muito orgulhosos porque entregamos em Portugal duas unidades do Vantage V12 Speedster, edição cuja produção foi limitada a 88 viaturas para todo o mundo, o que revela igualmente a confiança renovada dos clientes na marca, como uma forma de investimento”.
Falando de futuro, o gestor destaca “algumas novidades em termos de diferentes versões e novas motorizações na gama, uma serie de eventos e ativações no mercado nacional junto com os nossos clientes. Para estes destaco ainda, as novas instalações a inaugurar brevemente no Porto, que constituirão com toda a certeza uma referência no mercado automóvel de luxo em Portugal”.
Miguel Costa conclui com uma referência “à nossa equipa de Fórmula 1 que, ano após ano, vem assumindo aspirações bastante ambiciosas e coloca a marca no epicentro da mais exigente competição do mundo, lugar onde pertence”.