Artigos recentes

Comentários recentes

Arquivo

Categorias

Meta

Automóveis

Stelantis avança com projeto Atlante

297visualizações

O plano anunciado pela Stellantis no “EV Day” continua e abrange Portugal: Identificados os primeiros 700 locais para o projeto Atlante, a maior rede de carregamento rápido em desenvolvimento em Itália, França, Espanha e Portugal, resultando de uma parceria com o NHOA Group e a Free2Move eSolutions.

Foram feitos planos para um total de 5.000 pontos de carregamento rápido até 2025 e para mais de 35.000 até 2030, todos eles do tipo ‘Vehicle-Grid-Integrated’ (VGI).

O projeto Atlante está a ganhar forma com a implementação daquela que será a maior rede de carregamento rápido do sul da Europa, a primeira a ser 100% do tipo ‘Vehicle-Grid-integrated’ (‘VGI’), utilizando sistemas de energias e armazenamento renováveis.

Em linha com os anúncios feitos no “EV Day”, no dia 8 de julho, está em curso o plano de desenvolvimento do Atlante. Em meados de outubro, foi inaugurada em Piemonte (Itália) a primeira estação de carregamento rápido, e estão agora identificados os primeiros 700 locais de projeto, dos quais 10% (principalmente em Itália) já estão em desenvolvimento e entrarão em funcionamento ao longo dos próximos seis meses.

A potência de saída nos postos de carregamento do Atlante variará de um mínimo de 100 kW a um máximo de 175 kW, garantindo tempos de carregamento reduzidos e oferecendo benefícios para os clientes da Stellantis.

O projeto Atlante resulta da colaboração entre o NHOA Groupe – que desenvolve e investe na rede como proprietária e operadora – e a Free2Move eSolutions, uma joint-venture do NHOA com a Stellantis, que fornece, por sua vez, a tecnologia de carregamento (hardware e software). O projeto prevê a instalação em Itália, França, Espanha e Portugal de 5.000 pontos de carregamento rápido até 2025, com uma meta de mais de 35.000 até 2030. Os postos de carregamento serão instalados, principalmente, perto dos principais entroncamentos rodoviários e em áreas urbanas densamente povoadas.

O projeto Atlante é uma resposta ao plano “Fit for 55”, anunciado pela Comissão Europeia em meados de julho, com o objetivo de se alcançarem 100% de vendas de automóveis com zero emissões até 2035. Outro fator importante é a instalação de pontos de carregamento rápido a intervalos regulares de 60 km de distância nas principais autoestradas.

“As instalações de carregamento rápido no Sul da Europa representam uma grande oportunidade de crescimento e de desenvolvimento rumo a uma nova mobilidade, permitindo-nos construir um futuro melhor para as próximas gerações”, afirmou Anne-Lise Richard, Head of Global e-Mobility da Stellantis. “A implantação de infraestruturas de carregamento público é fundamental para ajudar os clientes a optarem por um veículo elétrico. Tal como na Stellantis, o nosso objetivo é oferecer uma experiência de carregamento tão simples, intuitiva, conveniente e, acima de tudo, tão rápida como encher um depósito com gasolina. A rede que está a ganhar forma graças ao projeto Atlante será um fator determinante para atingir este objetivo. Um projeto ambicioso, que vai na direção certa para providenciar energia às baterias usadas em veículos elétricos e eletrificados. O anúncio de hoje, de uma obra que já arrancou, representa, portanto, um grande passo em frente na implementação da estratégia de eletrificação 360° na Stellantis”

Nos últimos dias, a ACEA (European Automobile Manufacturers Association) tem alertado os organismos reguladores europeus para a falta de infraestruturas de carregamento e, acima de tudo, para a escassez de postos de carregamento rápido. Na verdade, dos cerca de 225.000 pontos de carregamento atualmente disponíveis na Europa, apenas 25.000 são de elevada potência.

É aqui que entra em cena o projeto Atlante, tendo como objetivo colmatar esta lacuna nas infraestruturas, alcançando uma quota significativa do mercado da rede de carregamento rápido e de carregamento ultrarrápido no sul da Europa – em termos de disseminação e base de clientes – até 2030. Ao mesmo tempo, o esquema também oferecerá condições de serviço preferenciais e distintas aos clientes do grupo Stellantis.

O Atlante é um projeto único no seu género, ao combinar sistemas de carregamento rápido e ultrarrápido com tecnologia ‘VGI’ e sistemas de armazenamento de energia. O NHOA Group possui uma vasta experiência neste campo, tendo mais de 1 GWh de sistemas online e em desenvolvimento em 26 países. Os sistemas de armazenamento são a solução tecnicamente mais adequada para ser associada à produção de energia a partir de fontes renováveis, para que a energia possa ser armazenada e depois disponibilizada para uma utilização posterior, quando a procura o exigir. 

Dependendo da localização da estação e do tipo de carregamento previsto (‘on-the-go’ ou ‘at destination’ / ‘no caminho’ ou ‘no destino’), as estações de carregamento Atlante também irão incluir áreas cobertas com painéis solares incorporados e sistemas de armazenamento que utilizam baterias de ‘segunda vida’. A Stellantis e os seus parceiros no projeto Atlante já definiram o roteiro para o desenvolvimento da tecnologia, que deverá ser lançado ainda este ano.

Deixe uma resposta