C. Santos mostra sustentabilidade do Mercedes-EQ Lounge na Nazaré
A Sociedade Comercial C. Santos levou um grupo de convidados ao Mercedes-EQ Lounge na Nazaré, um projeto focado na sustentabilidade, uma das atuais prioridades da marca, com uma forte ligação ao oceano e que permite dar continuidade à presença da Mercedes-Benz no surf de grandes ondas. Aquela cidade piscatória é, hoje, um dos maiores palcos mundiais do surf de ondas gigantes.
A Nazaré é, há dez anos, palco mundial de grandes ondas e atrai apaixonados pela modalidade de todo o mundo. Desde 2011, altura em que Garrett McNamara alcançou o recorde da maior onda do mundo, a Praia do Norte recebe eventos de caráter mundial e é notícia em todo o mundo. A 1 de novembro de 2011, o surfista embaixador Mercedes-Benz, então com 44 anos, ali surfou uma onda de 23,77 metros.
Entretanto, esse recorde foi batido por outros surfistas de grandes ondas que acorrem à Nazaré na procura de ultrapassar as sucessivas marcas máximas. A Mercedes-Benz aposta também há 10 anos no surf. A modalidade é considerada um desporto global em expansão, com os 35 milhões de surfistas que, estima-se, existem em todo o mudo, a representar um crescimento de 50% nos últimos dez anos.
Surf e sustentabilidade andam, por norma, casados. Inaugurado este ano, o Mercedes-EQ Lounge, na Nazaré é um projeto focado na sustentabilidade, com uma forte ligação ao oceano e que permite dar continuidade à presença da Mercedes-Benz no surf de grandes ondas.
Reciclar e reutilizar foram conceitos presentes em todo processo de seleção de materiais necessários ao restauro do edifício e à sua decoração. Nas paredes e bancos de suporte, nas mesas, cadeiras e elementos que delimitam a área de jardim, nas portas, portadas e janelas no interior, tudo foi construído com recurso a materiais reciclados a partir da construção original, do princípio do século passado, ou provenientes da comunidade piscatória. Desde as madeiras que serviram para a construção de embarcações, restos de cabos náuticos que deram à costa, madeiras provenientes de plantações de florestas sustentáveis, até à cortiça, a solução mais ecológica de revestimento/isolamento, utilizada a nível arquitetónico, que compõe os jardins verdes verticais, tudo remete para o forte conceito de sustentabilidade.
A componente energética concebida para todas as necessidades atuais e futuras, privilegia a utilização de energias renováveis. As águas quentes sanitárias são também asseguradas pelos painéis fotovoltaicos. O aquecimento do interior está a cargo de uma salamandra e o abastecimento de água às zonas técnicas e para a rega é proveniente do reaproveitamento das águas pluviais. De referir ainda que, toda a área está preparada para que seja possível (numa fase posterior) a instalação de uma estação biológica de tratamento de águas cinzentas – águas estas produzidas pelo edifício.
O Mercedes-EQ Lounge conta também com quatro postos de carregamento para automóveis elétricos, que se assumem como um marco importante para o fomento da mobilidade neutra em CO2. O caminho para a neutralidade carbónica coloca um conjunto significativo de desafios e oportunidades à sociedade. A transição para uma economia neutra em carbono é uma das grandes preocupações da Mercedes-Benz. No novo Mercedes-EQ Lounge é possível observar todo o circuito elétrico proveniente da reutilização de uma bateria de uma das primeiras unidades do modelo Classe B 100% elétrico, que permite agora armazenar a energia captada pelos painéis fotovoltaicos.
Estratégia de sustentabilidade: Ambition 2039
No âmbito da iniciativa Ambition 2039, a Mercedes-Benz está a avançar no processo de transformação o sentido da neutralidade carbónica com um pacote de medidas implementadas em toda a sua cadeia de valor. No que ao produto diz respeito, a marca trabalha no sentido de oferecer um portfolio de novos modelos de veículos neutros em emissões de carbono em menos de 20 anos. Já em 2030, pretende que mais de 50% dos veículos ligeiros de passageiros vendidos sejam modelos equipados com cadeias cinemáticas elétricas (100% elétricos e híbridos plug-in).
Depois do EQA, lançado em abril, e do EQS, que chegou em outubro, a Mercedes-EQ conta com três modelos 100% elétricos (os dois modelos juntaram-se ao EQC). Em 2022, chegarão o EQB e o EQE. A marca irá também continuar a expandir a sua ampla e atrativa gama de produtos xEV (elétricos e híbridos plug-in) através do lançamento de um total de 30 versões híbridas plug-in até ao final de 2021.