Henrique Rodrigues vai a Mesão Frio com cautela, mas também com ambição
O piloto do Mitsubishi Lancer Evo VII disputa no Rali Município de Mesão Frio a sua terceira prova da época e a primeira em pisos de asfalto, pelo que promete adotar uma toada cautelosa, sem deixar de pensar no CNR e no Desafio Kumho Norte.
Tendo a seu lado Daniel Rodrigues como navegador, Henrique Rodrigues vai para a prova do Clube Automóvel da Régua determinado a alcançar um bom resultado, tanto em termos absolutos – pois é quarto no Campeonato Norte de Ralis – como no 4º Desafio Kumho Portugal, onde vai defender o 3º posto no Desafio Kumho Norte.
O piloto do Mitsubishi Lancer Evo VII está no seu ano de regresso aos ralis, depois de mais de uma década de ausência, mas depressa ‘desenferrujou’, sendo a prova disso os resultados conseguidos já esta temporada. “Fizemos ralis entre 2006 e 2009 e interrompemos as nossas participações até este ano”, explica Henrique Rodrigues, que decidiu “voltar em 2021, pois já era muita a vontade de voltar a competir. Depois de muita ponderação, escolhemos como objetivos disputar o CNR e o 4º Desafio Kumho Portugal, porque nos pareceu o mais apropriado para as nossas possibilidades e aspirações dos nossos parceiros”.
É claro que a comparência em Mesão Frio, nesta quarta tirada do CNR e dos Desafios Kumho Norte e Asfalto, tem também muito a ver com os resultados desportivos que o piloto tem conseguido. “O campeonato está a correr bem, muito melhor do que as nossas espectativas iniciais, pois estivemos muitos anos parados, sem fazer nada e o principal objetivo para este ano era e ainda é conseguirmos perceber o que poderemos fazer nos próximos anos. No entanto, os resultados têm aparecido e agora que estamos na luta pelos lugares de honra quer do CNR quer do Desafio Kumho Norte, vamos à luta, fazendo sempre o melhor e andando o mais rápido que nos for possível, sabendo que o essencial passará sempre por conhecer cada vez melhor o carro e aprender a conduzi-lo, pois é a primeira vez que conduzo um quatro rodas motrizes”, explica.
“Neste momento somos quartos classificados no CNR e terceiros no Desafio Kumho Norte. Só fizemos ainda ralis em terra, não fomos a Famalicão e estamos atrás de bons pilotos, com carros ótimos e bem mais experientes. O que nos deixa muito satisfeitos quanto às nossas participações até ao momento”, faz questão de salientar Henrique Rodrigues.
Apesar dos bons resultados alcançados nas duas provas de terra que realizou, o evento do próximo fim-de-semana é encarado pelo piloto com alguma prudência, uma vez que se disputa numa superfície diferente: “A abordagem ao Rali Município de Mesão Frio vai ser cautelosa, pois não fizemos nenhum treino no asfalto com o carro. Não faço ideia de como se comporta este Mitsubishi Evo VII no asfalto e também não conheço o rali. Pelo que vamos com uma toada calma e de aprendizagem, numa perspetiva de conhecer melhor o carro, não aspirando a um grande resultado à partida, no entanto vamos andar o melhor possível e ir vendo onde nos posicionamos na classificação. Um lugar bem dentro do top dez absoluto seria positivo”.
No Rali Município de Mesão Frio o Mitsubishi Lancer EVO VII de Henrique Rodrigues volta a estar aos cuidados de Carlos Matos, da Matos Competições, equipa “em quem depositamos a nossa confiança, pelo trabalho e dedicação que tem vindo a fazer com o carro e comigo”, destaca o piloto. Henrique Rodrigues também destaca o facto de, relativamente às duas primeiras provas do CNR não haver “nenhuma evolução no carro para esta mudança da fase de terra para asfalto. Não foi feita nenhuma melhoria, apenas o carro foi todo revisto e alterado para este tipo de piso”.
Por último o piloto deixa um agradecimento ao seu navegador, Daniel Rodrigues pela “dedicação que também tem tido neste projeto e aos meus parceiros, indispensáveis para conseguir montar esta época. Os bons resultados que estamos a obter são a forma de lhes agradecer todo o apoio”.