WRC: Thierry Neuville garante vitória ‘em casa’
Foi preciso chegar ao seu país natal para Thierry Neuville finalmente alcançar a sua primeira vitória do ano no Campeonato do Mundo de Ralis.
Em Ypres o piloto da Hyundai dominou os acontecimentos, ainda que não de forma esmagadora, já que o seu colega de equipa Craig Breen valorizou o triunfo com uma forte oposição, ainda que no último dia o irlandês tenha ‘levantado o pé’ para garantir que terminava na segunda posição. Isso explica o meio minuto que no final o separou do vencedor.
Ainda assim Neuville não andou a fundo neste último dia de prova, longe disso, assumindo que só atacaria na derradeira especial, a Power Stage, devido aos pontos suplementares que confere no campeonato. Só que o belga se quedaria pela terceira marca nessa segunda passagem pelo troço de Francorchamps, onde o mais rápido foi Ott Tanak. O estónio teve este domingo a sua melhor prestação de toda a prova, pois só não ganhou a primeira das quatro classificativas desta última jornada, onde o mais rápido foi Kalle Rovanpera.
O finlandês da Toyota soube tirar partido de algumas dificuldades sentidas pelo seu companheiro de equipa Elfyn Evans para lhe ganhar a terceira posição, terminando seis segundos e meio à frente do galês, que assim se teve de contentar com o quarto posto final.
Sébastien Ogier sofreu um furo na segunda especial do dia que não lhe permitiu alterar a quinta posição que ocupava no começo do dia, pelo que apenas lhe restou tentar ganhar a Power Stage. Objetivo que falhou por dois segundos, pois Tanak esteve muito forte hoje.
Ainda assim pontos importantes para o Campeão do Mundo e líder do campeonato, enquanto o estónio da Hyundai sai da Bélgica com um sexto lugar que fica aquém das suas expetativas. Atrás dele a luta dos WRC2 decidiu-se favoravelmente para o líder da véspera, Yohan Rossel, que no Citroën C3 Rally2 acabou por se impor por mais 51 segundos a Pieter Cracco, em Skoda Fabia R5, já que Sébastien Bedoret ficaria pelo caminho, ao abandonar na terceira especial do dia.