Ralis

Desafio Kumho: Pedro Silva e Viana Martins vitoriosos na Bairrada

26 equipas marcaram bem a força do plantel Kumho na Bairrada. E a qualidade também esteve por lá, de mãos dadas com a fiabilidade pois num rali que cobrou forte tributo à caravana, 17 equipas Kumho lograram vencer todas as armadilhas da prova.

Daniel Ferreira e Rodrigo Pinheiro impuseram a lei do seu Mitsubishi Carisma GT na primeira especial e assumiram o comando da Divisão 1. Mas logo na especial seguinte, uma ligeira saída de estrada, quebrou a direção do carro nipónico e a dupla foi forçada a desistir. Nuno Mateus, acompanhado por Paulo Pimentel, vence essa segunda PEC e assume o comando, mas também sem conseguir sequer saborear a proeza pois, na especial seguinte, desiste com avaria na bomba de gasolina do Lancer.

É o momento em que José Ferreira e Mafalda Coelho herdam o comando, com a dupla do BMW 316 a “ter à perna” um cada vez mais rápido Pedro Silva que, na estreia do seu novo Peugeot 208 VTI R2, foi paulatinamente imprimindo um ritmo forte que o foi guindando aos lugares da frente. Aliás, o piloto de Vila Velha de Rodão que tem o “mundialista” Nuno Rodrigues da Silva como navegador, chegou mesmo ao comando na 4ª PEC, que venceu, lugar de onde não mais seria desalojado, conquistando assim uma saborosa vitória.

Entretanto, na PEC 6, última do programa, é José Ferreira que claudica, ao dar um toque que o levou ao abandono. No mesmo cenário de “fim de festa”, Ilídio Gameiro e Micael Cordeiro juntaram-se aos desistentes, devido aos danos que o Lancia Delta HF Turbo sofreu, após uma saída. Com tudo isto, a regularidade ostentada por Paulo Correia e Tiago Amado, levou-os a um excelente 2º lugar final, as contas desta Divisão 1. O pódio ficaria fechado com o 3º posto da dupla mais azarada da divisão. Rui Santos e João Sebastião partiram uma jante do Subaru Impreza na 2ª PEC e perderam mais de 6 minutos, arruinando logo ali as suas justas ambições. Mesmo assim, foram à luta, venceram 3 troços e acabaram em 3º.

Divisão Kumho 2: o reino do equilíbrio

7 décimas de segundo. Um autêntico “piscar de olho” foi a diferença pontual que, no fecho das 6 especiais do Rali da Bairrada, separou 1º e 2º da Divisão 2 Kumho. Mas a história da refrega desta divisão é ainda mais completa pois, especial atrás de especial, passaram pelo comando 4 equipas, num alarde de competitividade que recomenda esta divisão.

Os primeiros comandantes foram Fábio Santos e Ricardo Sismeiro, mercê da vitória na PEC 1 e de um 2º tempo na PEC 2. Mas a dupla leiriense do Citroen Saxo seria vítima de uma forte saída de estrada no terceiro troço, felizmente sem consequências físicas, que os levaria à desistência. A liderança foi então assumida pelo Peugeot 205 de Tiago Pereira e Fernando Pereira, que cederam logo de imediato a “cadeira” ao Peugeot 206 GTi de Frederico Monteiro e Paulo Santos, sendo certo que a diferença de tempo entre as três ou quatro primeiras equipas era ínfima e tudo poderia acontecer.

Monteiro segurou ainda essa liderança na 5ª PEC, mas o forcing final de Viana Martins e Gonçalo Palmeira levou o Renault Clio 3 RS à vitória, construída com paciência, regularidade e ritmo, assinando ainda um melhor tempo na 3ª especial. Frederico Monteiro terminou no 2º posto, a 7 décimos de segundo (!), naquela que é, certamente, a mais pequena diferença de tempo entre 1º e segundo da história do Desafio Kumho.

O último degrau do pódio coube a Isaac Portela e Duarte Susano. A dupla do Citroen C2 R2 teve uma prova com altos e baixos, registando três vitórias em especiais, intervaladas com troços onde tudo lhes aconteceu. O já referido Tiago Pereira logrou reclamar o 4º posto, assinando uma exibição do outro mundo com o “velho” 205. Andamento notável deste estreante na “armada Kumho!

Do 5º ao 9º posto só deu BMW. Num 316i da marca bávara, preparado por Armando Carvalho, Tiago Prata e Tiago Silva almejaram chegar ao 5º lugar, seguidos pela dupla Hélder Cordeiro/Bruno Pereira, que estrearam na Bairrada um belo M3 (E46). A regularidade levou ao 7° lugar António Almeida e Pedro Henriques, num 325, enquanto Fábio Rei e Sofia Oliveira colocavam carro idêntico um lugar atrás, na estreia da navegadora em ralis. 9ª posição para o 316 da dupla João Gago/Carlos Morgado.

O estreante Kumho Tiago Passadouro, acompanhado pelo navegador Jorge Bregieira, levou o Citroen Saxo ao 10º lugar, seguido de outro “rookie” Kumho, Vítor Silva, 11º também num Saxo, onde as notas ficaram a cargo de Carlos Batista. A equipa feminina constituída por Daniela Lopes e Soraia Silva reclamaram o 12º lugar, aos comandos de outro Saxo, num alinhamento classificativo que ostenta ainda Pedro Duarte Pedro Gambóias (Toyota Starlet) e Pedro Costa/Nuno Costa (Renault Clio), respetivamente, 13º e 14º colocados.

Uma referência ainda às desistências de Pedro Santos/Hugo Vieira, na sequência de um forte embate, que maltratou o Peugeot 206 RC, mas que, felizmente, não teve consequências físicas para a dupla. Manuel Pinto/Francisco Martins (Opel Astra GSi), José Denis/Jorge Ferreira (BMW) e Miguel Carvalho/António Reis (Peugeot 206 GTi), soçobraram com problemas mecânicos.

O 4º Desafio Kumho Portugal prossegue já no próximo fim-de-semana, com o Rali Vila do Bispo, prova do Campeonato Sul de Ralis e que contará para os Desafios Kumho Sul e Terra.

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