Braga Racing Kickoff: mais de 120 carros em jornada com forte previsão de chuva
Será com a pista molhada e sem público que vai arrancar este fim de semana a época de velocidade, no Braga Racing Kickoff, sob a égide do CAMI Motorsport, numa jornada com 128 carros inscritos, repartidos por 12 corridas, e para a qual as previsões meteorológicas parecem não deixar dúvidas: chuva, por vezes persistente, entre sexta-feira e domingo.
O programa, bastante preenchido, compreende corridas dos Campeonatos de Portugal Velocidade 1300, de Legends e de Clássicos, e ainda da GT3 Cup, do Troféu C1 e da Single Seater.
Após um ano muito duro devido à pandemia, os Clássicos estão de regresso com uma lista de inscritos que destaca qualidade, tanto das máquinas como dos pilotos. Será a primeira vez em muito tempo que os Clássicos competem sozinhos sem a classe 1300 (agora num campeonato próprio). Se isso pode ter um efeito erosivo na lista de inscritos, para o ANPAC Racing Weekend de Braga, estarão presentes dezasseis belíssimos carros clássicos. Uma cifra muito interessante e animadora, pois há alguns pilotos que ainda não fecharam os seus programas para 2021, outros estarão ausentes devido a questões particulares ou de força maior. Contudo há a certeza de que mais pilotos poderão engrossar a lista de participantes num futuro próximo.
Apesar de todas estas vicissitudes, o Campeonato de Portugal de Velocidade Clássicos manteve no seu plantel carros incríveis como os espetaculares e melodiosos Porsche 911 RSR, os BMW 2002 Ti ou os muito bem preparados Ford Escort RS nas mais diversas configurações e nas variantes MKI e MKII. Juntam-se algumas unidades dos Ford Escort MKII preparadas segundo o regulamento do Grupo 1 e modelos que dispensam apresentações como o belo Alfa Romeo 1750 GTAm.
O Campeonato de Portugal de Velocidade Legends surge reforçado após um ano de 2020 vincado pela pandemia de Covid 19, com um calendário de cinco jornadas e um reforço da presença dos pilotos. Contas feitas, à jornada inaugural no Circuito de Braga, estão inscritos nada menos que 32 pilotos distribuídos pelas várias categorias, a saber, L85, L90, L90-1600, L99, L99-1600, L99-2000; Trophy e Super Trophy.
Esta amplitude de classes confere diversidade à competição e, ao mesmo tempo, a sua espetacularidade. Para os adeptos da competição automóvel, assistir a corridas disputadas metro a metro por carros como os BMW 635 CSI, Ford Sierra Cosworth RS 500, Volvo 850 Estate, S60 ou os BMW M3, é fantástico. Não esquecendo a estreia do Honda S2000, os diversos Honda Civic, Renault Clio e Spider, e os Honda Integra. Destaque, ainda, para os exóticos Fiat Tipo, os BMW 320i e 320d ou ainda os Toyota Yaris, Citroen Saxo e Peugeot 106 e 306. Uma grelha absolutamente diversificada o que só nos leva a lamentar a impossibilidade de ter público nas bancadas do Circuito de Braga.
“Claro que a certeza de que o tempo vai estar chuvoso é sempre motivo de alguma preocupação, embora no plano desportivo as condições da pista sejam idênticas para todos os pilotos. Estamos entusiasmados, como organizadores, por voltar ao ativo depois de um longo intervalo. Teremos a responsabilidade de inaugurar a temporada de velocidade e vamos trabalhar em condições diferentes do que se o fizéssemos no Estoril ou em Portimão, apostados em dar o nosso melhor para superar as dificuldades que possam surgir. A adesão dos pilotos foi muito favorável, o que nos faz sentir com responsabilidade redobrada para que esta jornada seja coroada de êxito”, destaca Nuno Loureiro, presidente do CAMI Motorsport.