+ Motores

Lourenço Rosa ansioso pela estreia no Dakar

Lourenço Rosa será um dos nomes nacionais a marcar presença na edição do Dakar Rally 2021, e terá a seu lado o navegador Joaquim Dias, formando a única equipa que irá defender as cores lusas na categoria SSV Series T4.Encontram-se já em Jeddah, na Arábia Saudita, o ponto de partida para a edição deste ano do Dakar que se irá desenrolar de acordo com diversas medidas relativas à mitigação dos riscos associados à atual pandemia.

A dupla apoiada pela Enerre Pharma participou na Baja Hail, prova de Todo-o-Terreno que se disputou á duas semanas atrás também na Arábia Saudita, em condições muito semelhantes ao que vão encontrar no Dakar, inclusivamente com percurso comum em alguns setores, e isso permitiu à equipa testar em condições reais preparando-se para o desafio que se aproxima. Lourenço Rosa e Joaquim Dias tentaram aproveitar ao máximo todos os momentos de que dispuseram ma Baja Hail, para amealhar experiência através da partilha de dados com outras equipas, mais experientes em provas com as características do Dakar e desta Baja Hail, tendo inclusivamente terminado na terceira posição da categoria T4, um resultado que veio aumentar os níveis de confiança da equipa.

Tripulando um Can-Am Maverick construído e preparado de raiz para este Dakar pela estrutura técnica da South Racing, estão a postos para arrancar no dia 2 de Janeiro para o prólogo, ao que se seguirão doze etapas cronometradas com a habitual exigência e dificuldade características do Dakar Rally, antes do final previsto para dia 15 de Janeiro.

Lourenço Rosa afirma sobre esta sua estreia numa das mais emblemáticas provas de desporto motorizado a nível mundial que “desde que comecei a correr em todo-o-terreno, com o meu pai Nuno Rosa, que o Dakar era um objetivo. Este ano surgiu a oportunidade e cá estamos prontos para o tornar realidade. É muito diferente correr no Dakar face ás provas que temos em Portugal, muita areia, o desafio das dunas e a extensão e dureza das etapas é algo a ter em conta e para ir aprendendo esperando que a adaptação seja o mais rápida possível.”

“A adrenalina das corridas é algo de que gosto bastante, da competição, da luta contra o cronómetro, e embora o faça para me divertir, quando corro estou sempre a tentar dar o meu melhor e é isso que vamos fazer também neste Dakar, ciente que as dificuldades e a curva de aprendizagem necessária para se obter resultados é normalmente longa. Vou com muita vontade, e logo veremos o resultado.”
 
“O objetivo principal passa por dignificar as cores nacionais nesta prova tão dura quanto emblemática, queremos obter uma boa classificação, vamos ajudarmo-nos mutuamente entre todas as equipas, nomeadamente no grupo dos restantes portugueses que vão estar presentes neste Dakar, e agradeço desde já todo o apoio que nos tem sido manifestado nestes dias que antecederam a nossa vinda até à Arábia Saudita para esta aventura. Estamos a postos para dar o nosso melhor”

 
O Dakar Rally é a maior competição mundial de Todo-o-Terreno e disputa-se este ano na Arábia Saudita de 2 a 15 de Janeiro.


 


 

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo