Novo Mazda MX-30 chega a Portugal
Lançamento do novo MX-30 em Portugal já arrancou na Rede de Concessionários Mazda. Primeira proposta 100 por cento eléctrica da Mazda, o MX-30 está disponível em 2 níveis de equipamento (Excellence e First Edition) a partir dos 34.540 €.
Disponível, a partir de hoje, na Rede de Concessionários Mazda, o Novo Mazda MX-30, o primeiro modelo 100 por cento eléctrico da marca de Hiroshima, irá apresentar-se ao público no âmbito do “Encontro Nacional de Veículos Elétricos 2020”, iniciativa que se realizará nos próximos dias 19 e 20 de Setembro, tendo como palco a Praça do Império, em Lisboa.
Para além da exposição do Novo Mazda MX-30, em diferentes configurações de interiores e de cores exteriores, os 4 Concessionários Mazda envolvidos no programa – Auto Sueco Queluz, Oneshop, Santogal e Xanauto – irão proporcionar, a todos os interessados, a realização de sessões de test-drives em circuitos desenhados nas imediações do certame, bem como prestar todas as informações detalhadas deste novo modelo.
Organizado pela UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, a iniciativa irá decorrer de acordo com todas as disposições legais implementadas pela Direcção Geral de Saúde, sendo parte da programação da “Lisboa Capital Verde Europeia 2020”, e da programação da “Semana Europeia da Mobilidade 2020”, que decorrerá entre os dias 16 e 22 de Setembro.
Com os condicionalismos que a actual situação de saúde pública impõe, o “ENVE 2020” irá abordar, entre outras temáticas relacionadas com a electricidade como proposta de mobilidade do presente e do futuro, o actual estado de desenvolvimento da mobilidade eléctrica em Portugal, na oferta de novos veículos (carros, motos ou bicicletas/cargo bikes) e de carregadores e sistemas de carregamento, bem como na expansão da Rede Pública de Carregamento para veículos eléctricos.
Uma proposta eléctrica para o condutor e para o ambiente
Modelo 100 por cento novo na gama Mazda, o MX-30 estreia a tecnologia e-Skyactiv integralmente elétrica, que resulta da combinação de um motor eléctrico e de uma bateria de iões de lítio, proporcionando uma experiência de condução Jimba Ittai exclusiva, suave, silenciosa e perfeita. A combinação resulta ainda mais requintada, fruto da adopção do sistema electric G-Vectoring Control Plus (e-GVC Plus).
Com uma potência máxima de 107 Kw/145 CV e um binário máximo de 270,9 Nm, o MX-30 de tração dianteira acelera dos 0 aos 100 km/h em 9,7 segundos, registando um consumo energético de 19 kWh/100 km (emissões de CO2: 0 g/km; combinado WLTP), a partir da bateria de iões de lítio de 35,5 kWh do sistema, conferindo-lhe uma autonomia de condução de 200 km (265 km em cidade, WLTP), superior aos 48 quilómetros que os clientes europeus percorrem, em média, no seu quotidiano.
Adoptando um estilo denominado ‘Human Modern’, o MX-30 apresenta-se numa carroçaria com portas Freestyle, de abertura oposta e sem pilar central, abrindo todo um novo terreno na interpretação das formas artesanais do design Kodo. Já no interior destaca-se, entre outros elementos distintos, uma consola central flutuante, na qual se integra o primeiro painel touchscreen da Mazda para controlo do sistema de ar condicionado, bem como um conjunto de materiais exclusivos, projectados para minimizar o impacto ambiental, nomeadamente os forros das portas concebidos a partir de fibras obtidas de garrafas plásticas recicladas, ou detalhes em cortiça, recolhida de inúmeros sobreiros portugueses.
O MX-30 integra uma ampla gama de funções i-Activsense, num extra de segurança que, apesar da inexistência do pilar central, se conjuga na perfeição com uma estrutura de elevada robustez e resistência, nomeadamente na protecção da bateria de elevada voltagem, sendo muito eficiente a capacidade de absorção da energia decorrente de eventuais colisões, para uma performance de segurança de excelência.
De destacar o facto de a Mazda ir ali lançar uma forte campanha de lançamento do Novo MX-30, na qual se permite a sua aquisição por 29.790 € (preço chave na mão) com financiamento e oferta de um voucher de valor equivalente às prestações de 2020, até um máximo de 1000 euros.








