Pedro Tiago retira-se do PTRX 2020
Na sequência dos acontecimentos de Lousada, o atual bicampeão nacional da Divisão nacional A 1.6 considera não existirem condições para a defesa da verdade desportiva e renuncia à defesa dos títulos conquistados em 2019 e 2018.
A segunda tirada do Campeonato de Portugal de Ralicross teve tudo para ser palco de mais um “passeio de campeão” para Pedro Tiago. Dominante os treinos, imparável na qualificações e “pole man”, o bicampeão tinha tido para assegurar mais uma vitória na sua já farta carreira. E acabaria por dominar a grande final, sendo o primeiro a cortar a linha de chegada, mesmo tendo sofrido com um incidente logo após o arranque.
Mas o pior estava para vir. Ao analisar o referido incidente, o colégio de comissários decidiu penalizar Pedro Tiago, relegando-o para o 4º lugar final. Esta decisão é, para o piloto, “caricata, incompreensível e totalmente injusta!”, sentindo- se “injustiçado pela vitória que me tiraram, por uma análise errada de um incidente de corrida em que dois pilotos se tocam mas sem culpa alguma de parte a parte, parecendo que os oficiais desconhecem a essência do Ralicross que, mesmo com o necessário e exigível fairplay, é uma competição com toques e musculada”.
Pedro Tiago está “profundamente desiludido com esta incapacidade de saber avaliar corrias e também com a forma como eu e a minha família fomos tratados. Estamos nas corridas para competir e nos divertir e não para sermos alvos de ataques e acusações infundadas!”.
Como tal e mesmo já mais a frio, o craque lousadense anunciou que “tomei a difícil decisão de me retirar do PTRX 2020. Não quero competir num ambiente destes, onde é posta em causa a minha idoneidade, tentando apagar 3 anos de muito sucesso, que são o reflexo de uma carreira desportiva limpa. Não tenho nada a provar, pois os resultados estão à vista. Em 28 corridas, das quais 8 como estreante, venci 18, com um recorde de 14 seguidas”, lembrando que “as últimas duas épocas foram fantásticas, com apenas uma derrota. Julgo que provei raramente me conseguem derrotar, a não ser que a mecânica ceda ou neste caso caricato em que me derrotam na secretaria”, rematando que “agora com a minha ausência, pelo menos o lugar mais alto do pódio fica vago!”.
Não quis deixar de agradecer “à Rapid Competições pelo apoio e pelo excelente trabalho. Obviamente, quero aqui deixar um agradecimento muito especial à minha família e aos verdadeiros amigos pelo apoio e carinho”, prometendo Pedro Tiago que “voltaremos muito mais fortes!”.