GT4 South European com novo calendário 2020
Foi apresentado o novo calendário para esta temporada de 2020 do GT4 South European. Ciente das dificuldades que todos os pilotos e equipas podem encontrar devido à situação especial que se vive actualmente, a Race Ready, organizadora deste campeonato, fez um enorme esforço para conseguir novas datas sem que as mesmas entrassem em conflito com a maioria dos campeonatos de GT4, como o GT4 Europeu, o GT4 Britânico ou mesmo o VLN e o Britcar.
Diogo Ferrão, líder da Race Ready, explica que “desta forma quisemos permitir que equipas e pilotos não tenham que escolher entre competir num ou noutro campeonato, podendo, caso desejem, estarem presentes em qualquer um deles ou mesmo em ambos”.
Do calendário previsto inicialmente, as provas de Jarama e do Algarve foram alteradas. A ronda da capital espanhola, em Jarama, foi adiada para 31 de Outubro/01 de Novembro e continua a ter a companhia do Campeonato de Madrid CRT e do TCR Ibérico. Devido ao excelente clima do Algarve, a prova no sul de Portugal foi adiada para 23 e 24 de Janeiro de 2021, aproveitando a oportunidade que a FPAK concede aos campeonatos de 2020 de terminar em 2021, devido à situação do COVID-19. No Algarve, os GT4 irão competir em conjunto com a série alemã GT Winter Series. O evento de Jerez de La Frontera mantém-se nos dias 17 e 18 de Outubro e com o Campeonato Andaluz e nos dias 05 e 06 de Dezembro, os GT4 South European vão estar no Circuito do Estoril, juntamente com os pilotos do TCR Ibérico.
Competição internacional mas com custos mais controlados
Com o novo calendário foi também anunciado um programa de controlo de custos, começando pelo novo fornecedor de pneus. A Hankook será o fornecedor oficial para 2020, oferecendo pneus cerca de 20% mais económicos do que em 2019. Apesar do preço, serão pneus de maior durabilidade, usados também nas 24H Series, com menor degradação e tempos por volta mais constantes.
A organização também fez a sua parte, com as inscrições a reduzirem em 70% o seu valor comparadas com 2019, assim como garantir eventos de 3 corridas em 2 dias, que permitem um menor custo de assistência.
Diogo Ferrão resumiu que “não vou dizer que correr de GT é “económico”, mas penso que encontramos uma fórmula para os orçamentos baixarem em 30%, com as vantagens que correr de GT’s de sonho tem um fascínio e visibilidade totalmente diferentes, servindo também de janela de lançamento para os campeonatos Europeus GT4.”
Com este calendário, Diogo Ferrão assume que “o nosso objectivo é garantir grelhas bem compostas para que equipas e pilotos estejam motivadas e com elevadas expectativas durante todo o campeonato. Grelhas com muitos carros é o que desejamos para esta competição, até porque este readaptámos-nos, encontrámos novas parcerias e baixámos o custo das inscrições. Queremos ver grelhas preenchidas pois é sempre mais motivante para todos: pilotos, equipas e organizadores”.
NOVO CALENDÁRIO 2020 DO GT4 SES
Corridas 1-2-3: 17/18 de Outubro – Jerez de la Frontera, Espanha (com Campeonato Andaluz)
Corridas 4-5-6: 31 out./01 Novembro – Circuito de Jarama, Espanha (com CRT e TCR Ibérico)
Corridas 6-7-8: 05/06 de Dezembro – Autódromo do Estoril, Portugal (Com TCR Ibérico)
Corridas 9-10-11: 23/24 de Janeiro de 2021, Autódromo Internacional do Algarve, Portimão, Portugal (com GT Winter Series)