Gabi Santos Teixeira brilha em Valência com top-5 no Champions of the Future Academy Program

Gabi Santos Teixeira voltou a demonstrar o seu talento internacional ao alcançar um lugar no top-5 na primeira jornada dupla do Champions of the Future Academy Program, competição promovida pela RGMMC em parceria com a F1 Academy. A jovem portuguesa competiu no Kartódromo Internacional Lucas Guerrero, em Valência, iniciando de forma positiva a temporada de 2026.
A piloto de Gondomar, de apenas 15 anos e campeã nacional de karting da categoria Júnior em 2024, integra a categoria OK-N Sénior, reservada a apenas 33 pilotos de diferentes países com idades entre os 14 e os 17 anos.
No primeiro dia de competição, Gabi começou por registar o 17.º tempo nos treinos cronometrados. Na primeira manga de qualificação terminou na 22.ª posição, mas na segunda manga protagonizou uma excelente recuperação até ao 6.º lugar. Na Final voltou a destacar-se, assinando a volta mais rápida da corrida e terminando na quinta posição, resultado que lhe permitiu somar pontos importantes para o campeonato.
O segundo dia acabou por ser menos favorável. Numa das mangas de qualificação, a jovem piloto foi abalroada por um adversário e viu-se forçada a abandonar, comprometendo a sua prestação global. Ainda assim, conseguiu recuperar na Final, terminando na 16.ª posição e garantindo o 11.º lugar na classificação do campeonato.
“Foi uma prova agridoce. No primeiro dia consegui terminar no top-5 e somar pontos importantes para o campeonato, mas no segundo tive o azar de ser abalroada. Tentei recuperar, mas a este nível não é fácil”, comentou Gabi Santos Teixeira.
Apesar do contratempo, a jovem piloto mantém-se bem posicionada na classificação e já está focada nos próximos desafios. O campeonato prossegue entre 28 e 31 de maio, no circuito de Thessaloniki, na Grécia. Antes disso, Gabi terá já pela frente a primeira prova da IAME Euro Series, que se realiza na próxima semana em Zuera, Espanha.



