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Novo Polestar 3 de 800 Volts: carregamento mais rápido, maior potência e ainda mais inteligente

A Polestar, marca sueca de performance elétrica, apresenta melhorias significativas no hardware do seu SUV top de gama Polestar 3, para o MY26. O desempenho geral do modelo melhora significativamente graças a uma nova arquitetura elétrica de 800 Volts, capaz de proporcionar não só um aumento substancial de potência mas também carregamentos mais rápidos e maior capacidade de processamento do computador central.

Michael Lohscheller, CEO da Polestar, afirma: “As melhorias no Polestar 3 são tão profundas que é como estar a falar de um automóvel completamente novo. Com esta atualização, continuamos a cumprir o nosso compromisso de acrescentar valor aos nossos clientes através de atualizações de software e de hardware over-the-air. O Polestar 3, já de si impressionante, está agora ainda melhor.”

O MY26 marca um salto tecnológico significativo para o Polestar 3 e para a sua plataforma SPA2 com a introdução de uma nova arquitetura elétrica de 800 Volts. Esta atualização permite carregamentos DC significativamente mais rápidos, com uma potência máxima de até 350 kW, o que significa que o carregamento da bateria dos 10 aos 80% pode demorar agora apenas 22 minutos — 25% mais rápido do que antes. A nova arquitetura traz também uma maior eficiência energética, até 6% segundo o ciclo WLTP, e permite a integração de novas baterias de iões de lítio fornecidas pela CATL: um pack de bateria de 92 kWh para a versão de tração traseira e um pack de 106 kWh para as versões Dual motor e Performance. Em conjunto, o carregamento DC mais rápido e a maior eficiência reforçam ainda mais as já impressionantes características de condução de longas distâncias do Polestar 3.

Todas as versões do Polestar 3 beneficiam agora de um novo motor traseiro síncrono de ímanes permanentes, desenvolvido internamente, que oferece uma potência superior. Em combinação com um motor dianteiro assíncrono, esta nova configuração permite atingir até 500 kW de potência total na variante Performance.

O motor dianteiro passa a contar também com uma funcionalidade de desconexão automática quando não é necessário — tal como nas versões Dual motor do Polestar 2 — o que melhora a eficiência e a autonomia na condução diária. O novo motor traseiro altera também o equilíbrio de potência, agora com uma maior predominância traseira. Combinado com barras estabilizadoras atualizadas e uma refinação extensiva do software da direção, o resultado é uma experiência de condução ainda mais direta e envolvente em todas as versões do modelo.

O Polestar 3 continua a ser referência, como o primeiro veículo definido por software da Europa, e apresenta agora uma grande atualização no seu sistema de computação central. O processador NVIDIA DRIVE AGX Orin substitui a anterior unidade Xavier, aumentando a potência de processamento de 30 para 254 trilhões de operações por segundo (TOPS). Este salto — com uma capacidade de computação 8 vezes maior — permite uma gestão mais rápida e inteligente dos sistemas de segurança ativa, desempenho da bateria e dados dos sensores.

Em linha com o compromisso da Polestar com a melhoria contínua, esta atualização de hardware será também oferecida gratuitamente como uma modificação retroativa a todos os atuais clientes do Polestar 3 [1], estando previsto o início das atualizações início de 2026.

O MY26 apresenta também uma nova nomenclatura de versões: Polestar 3 Rear motor, Dual motor, e Performance — A anterior convenção de nomes foi substituída, tornando mais clara a diferenciação entre versões. Parte desta nova estrutura inclui uma bateria otimizada para a versão de entrada com motor traseiro, e a suspensão ativa com controlo de altura passa a ser opcional na versão Dual motor, mantendo-se como equipamento de série na versão Performance. Estas versões passam também a ser identificadas pelo design dos cintos de segurança: Preto sólido para a versão Rear moto, preto com faixa em Swedish Gold para a versão Dual motor, cintos totalmente em Swedish Gold para a versão Performance, reforçando o seu estatuto como a expressão mais potente do Polestar 3.

A nova estratégia de packs e opcionais facilita a configuração do Polestar 3 dos clientes. O novo Pack Climate inclui bancos traseiros aquecidos, volante aquecido e escovas do para-brisas com aquecimento. O novo Pack Prime combina os packs Pilot, Plus e Climate, e inclui também vidros traseiros escurecidos. O sistema de som Bowers & Wilkins, com colunas nos encostos de cabeça e cancelamento ativo de ruído da estrada, passa a estar disponível como opção individual ou integrado no Pack Plus.

O design foi atualizado com a nova opção de cor exterior Storm, um cinzento metálico escuro que substitui a cor Thunder, e os grafismos nas portas foram atualizados para agora incluírem a variante do modelo e uma tipografia maior para o nome Polestar 3. No interior, o estofos de série recebem também a versão Bio-attributed MicroTech na cor Charcoal, com acabamentos em alumínio reaproveitado, que eram anteriormente,  um extra opcional.

As vendas do Polestar 3 MY26 começarão numa data posterior, e os preços locais serão comunicados aquando do início das vendas.

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