Holandeses conquistam a pole para os 400 Km de Paul Ricard após qualificação muito disputada

A grelha de partida para os 400 Km de Paul Ricard ficou definida este sábado, após uma sessão de qualificação extremamente equilibrada, onde as mudanças constantes na liderança confirmaram o elevado nível competitivo da prova organizada pela Race Ready.
Os primeiros minutos pertenceram aos irmãos belgas Grégoire e Guillaume Colinet, que colocaram o seu histórico Alfa Romeo GTAm, com as cores da revista Paris Match, no topo da tabela de tempos. No entanto, à medida que a pista evoluiu, a dupla holandesa da JTM Engineering, formada pelos Meeuwissen, assumiu definitivamente o comando ao registar a melhor volta em 1m51,305s, garantindo a pole position para a corrida e também o melhor tempo da categoria H-1965, aos comandos do Ford Mustang.
A grande surpresa da sessão foi protagonizada pela dupla portuguesa João Mira Gomes/Nuno Afoito, que esteve sempre na discussão pela pole ao volante do Lotus Seven. Os portugueses terminaram a apenas duas décimas do melhor tempo absoluto e conquistaram a pole da categoria GTP & SC, confirmando a competitividade do pequeno desportivo britânico.
Também em destaque esteve o trio português composto por Piero Dal Maso, Guilherme Dal Maso e José Carvalhosa, que assegurou o melhor registo da categoria H-1971 com o Porsche 911 2.5 ST, enquanto Rui Garcia, acompanhado por Ricardo Pereira, assinou uma prestação consistente na estreia no Circuito Paul Ricard aos comandos do Fiat 124 Sport Coupé.
Na categoria H-1976, a luta foi igualmente intensa, com menos de oito décimas de segundo a separarem os três primeiros classificados. O Datsun 240Z de Grupo 4 de Ralf Schnitzler e Patrice Campillo conquistou a pole por apenas cinco centésimos de segundo sobre o Porsche 911 2.7 RS de Eduardo Reis e José Carvalhosa, enquanto o Ford Escort Mk2 RS2000 de Filipe Carvalho, António Carmona e Pedro Ramos manteve-se igualmente na luta pelos primeiros lugares.
Um dos principais candidatos à vitória, o Ford GT40 de Olivier Muytjens e Brice Pineau, viu as suas aspirações comprometidas por um problema mecânico durante a qualificação. A equipa HY Racing recorrerá agora ao Shelby Cobra Daytona de reserva, mantendo intacto o objetivo de discutir o triunfo absoluto.
A decisão dos 400 Km de Paul Ricard acontece este domingo, com partida marcada para as 09h00 (hora local). Além da vitória absoluta e dos triunfos nas diferentes categorias, estará também em jogo o prestigiado Index of Performance, cujo vencedor receberá um exclusivo relógio Cuervo y Sobrinos.



