FPAK Júnior Team de Montanha cresce em 2026 com novos carros e jovens talentos ambiciosos

A terceira edição do FPAK Júnior Team de Montanha (FJTM) apresenta-se reforçada para a temporada de 2026, que arranca já na Rampa Porca de Murça (28 e 29 de março), integrada no Campeonato de Portugal de Montanha JC Group. O projeto da FPAK, operacionalizado pela Befast Motorsport, dá continuidade à aposta na formação de jovens pilotos, agora com uma evolução significativa ao nível técnico.
Para esta época, os anteriores Citroën C1 dão lugar aos mais potentes Peugeot 108 (95 cv), enquanto o campeão em título, Nuno Guimarães Jr., é premiado com a subida ao volante de um Ginetta G40, num passo importante na sua progressão desportiva. Ao seu lado estarão três novos talentos: Simão Nunes (16 anos), Rafael Ângelo (18 anos) e António Lopes (18 anos).
Projeto em crescimento e com ambição reforçada
Na apresentação oficial, realizada no Circuito Internacional de Lousada, o presidente da FPAK, Ni Amorim, destacou a evolução do projeto: “Estamos a entrar no quarto ano do FPAK Júnior Team e temos vindo a aprender e a estruturar cada vez melhor este projeto. Em 2026 iremos apoiar cerca de 17 pilotos, num programa ambicioso que visa renovar e fortalecer o desporto automóvel nacional, nomeadamente na montanha.”
A aposta na juventude surge numa modalidade em claro crescimento, com grelhas numerosas e grande adesão do público, reforçando a importância de criar uma nova geração de pilotos.
Jovens com ambição e objetivos claros
Entre os estreantes, Simão Nunes, filho do multicampeão Luís Nunes, prepara-se para dar os primeiros passos na competição: “Cresci a acompanhar as corridas do meu pai e aguardava há muito esta oportunidade. Quero aprender e evoluir ao máximo, mas também lutar pelo título.” Já Rafael Ângelo, que teve uma primeira experiência em 2025, regressa com ambição reforçada: “Este ano quero lutar pelas vitórias. O meu grande objetivo é chegar ao WRC.” Também António Lopes, vindo do karting, encara a temporada como um ano de aprendizagem, sem esconder a vontade de discutir bons resultados: “O plano é evoluir e ganhar experiência, mas claro que penso nas vitórias.”
Por sua vez, Nuno Guimarães Jr. encara com entusiasmo o salto para o Ginetta: “É um carro mais exigente, mas acredito que me vou adaptar bem. Quero continuar a evoluir e melhorar ao longo da época.”
O FJTM 2026 será composto por oito provas, passando por alguns dos palcos mais emblemáticos da montanha nacional, como Penha, Serra da Estrela, Boticas ou Caramulo, encerrando precisamente nesta última. Com novos carros, jovens promessas e um projeto cada vez mais estruturado, o FPAK Júnior de Montanha afirma-se como uma das principais plataformas de formação do automobilismo português.



