Velocidade

Tiago Neves fecha 2025 como vice-campeão de Formula Ford ZETEC e Fórmulas Sem Asas

Tiago Neves encerrou a temporada 2025 com a conquista dos títulos de vice-campeão nas categorias Formula Ford ZETEC e Fórmulas Sem Asas do campeonato Single Seater Series, resultado alcançado após um segundo e um terceiro lugar no Estoril Endurance Festival. O piloto de Mem-Martins demonstrou enorme resiliência num fim de semana marcado por contratempos mecânicos e corridas de elevada intensidade competitiva.

A jornada começou da pior forma, com problemas elétricos no Formula Ford Mygale SJ99 que impediram o piloto da Gil Antunes Competição de participar nos treinos livres. A rápida intervenção do mecânico e amigo Sandro Carvalho permitiu solucionar a avaria a tempo da qualificação, na qual Tiago assegurou o segundo lugar da grelha de partida para a corrida de domingo — um resultado que se revelaria decisivo para o desfecho do campeonato.

Na primeira corrida, um arranque falhado empurrou o piloto sintrense para o final do pelotão dos ZETEC, mas uma recuperação irrepreensível permitiu-lhe ultrapassar Carlos Gaspar e Vítor Sampaio, chegando rapidamente ao segundo posto. Quando parecia ter consolidado a posição, um novo problema elétrico desligou o carro na parabólica. Com sangue-frio, Tiago conseguiu reativar o monolugar ainda na reta da meta e manter o segundo lugar.

A segunda corrida ficou marcada por um duelo intenso com o estreante Afonso Inácio, com trocas constantes de ultrapassagens numa luta direta pela vice-liderança. Na penúltima volta, ao dobrar Tomaz Velez Grilo, Tiago foi abalroado pelo adversário que ignorou as bandeiras azuis, sofrendo duas colisões que o afastaram do segundo lugar. Apesar da tentativa de recuperar na última volta, danos na roda traseira esquerda condicionaram o ritmo, levando-o a terminar em terceiro.

Mesmo perante sucessivas adversidades, Tiago Neves conseguiu subir ao pódio em todas as provas do ano, incluindo uma vitória no Algarve Classic Festival, resultados que lhe valeram os dois vice-campeonatos. “Competir nos monolugares é uma aprendizagem constante. Este fim de semana aprendi muito com os meus adversários, em corridas disputadas mas sempre com respeito, o que torna tudo ainda mais gratificante. O ano não foi fácil, enfrentámos problemas mecânicos que nos limitaram, mas o balanço é muito positivo”, afirmou o piloto, agradecendo o apoio de Sandro Carvalho, da Gil Antunes Competição e da Petil, “sem os quais esta participação não teria sido possível”.

Quanto ao futuro, a continuidade de Tiago Neves nos Single Seater Series em 2026 permanece incerta, dependente da angariação de novos apoios. “Não será fácil continuar a competir em 2026, mas vou empenhar-me em encontrar novos parceiros e manter os atuais. Tenho muito a aprender e quero investir mais nos simuladores e no Karting para que, se for possível, no próximo ano possa lutar pelo título. Tudo dependerá dos apoios que conseguir”, concluiu.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo