Velocidade

PSCI: Manuel Alves triunfa numa Sprint Race 1 caótica e emocionante

A Cascais Porsche Sprint Challenge Ibérica Grand Finale arrancou este sábado com uma Sprint Race 1 verdadeiramente memorável. O Autódromo do Estoril foi palco de uma corrida cheia de incidentes, mudanças de liderança, neutralizações e momentos de pura tensão, uma abertura à altura da ronda decisiva desta terceira edição da PSCI.

Depois de cinco rondas disputadas em Portimão, Monteblanco, Valência, Navarra e Jerez, a chegada ao Estoril trouxe tudo aquilo que caracteriza um final de temporada: grelhas cheias, público numeroso, nervos à flor da pele e um pelotão pressionado pelo peso das decisões finais.

A meteorologia, com temperatura baixa, vento forte e a luz quebrada do final da tarde, contribuiu para uma atmosfera tão desafiante quanto espetacular no traçado de 4.182 metros, durante a Sprint Race 1.

As emoções começaram ainda antes da corrida, com alterações na grelha decorrentes de penalizações aplicadas após a Qualificação 1. Apesar de Manuel Alves ter sido o mais rápido na sessão, uma irregularidade no procedimento de box durante uma das bandeiras vermelhas retirou-lhe a pole-position, entregando a primeira linha por completo à GT Corse, com Alejandro Barambio Perea e Sacha Hebrard Barucq.

A Qualificação tinha dado o tom: duas interrupções, múltiplos incidentes e uma grelha totalmente mexida antes do arranque da corrida inaugural.

Acidente forte no arranque e primeira neutralização

Logo na primeira curva, a Sprint Race 1 sofreu o primeiro grande golpe dramático. Um contacto violento entre Sacha Barucq (GT Corse) e Jorge Ramirez (RGB Racing Team) atirou ambos para fora de prova, obrigando à entrada imediata do Safety Car. Dois dos candidatos ao top 5 estavam fora ao fim de segundos.

Apesar do caos inicial, Manuel Alves teve um arranque de eleição: arrancando da segunda linha, o piloto da LOB Motorsport superou Barambio ainda antes da neutralização e assumiu o comando da corrida com autoridade.

Atrás, José Barros (AF & V Motorsport) também brilhou no arranque, saltando para segundo, enquanto Vasco Barros, no Porsche 991 da LOB Motorsport, consolidava um impressionante top 4 na sua prova de regresso à PSCI.

Um dos grandes nomes da tarde foi a sueca Alexia Danielsson, de apenas 16 anos, que já tinha surpreendido na Qualificação e que agora confirmou o talento que a trouxe da Porsche Sprint Challenge Scandinavia para a PSCI. Com maturidade de veterana, instalou-se no top 5 absoluto, liderou a Categoria 1, chegou a comandar a Classe AM e assumiu desde logo a liderança da Ladies Cup. Uma estreia muito positiva que acabou manchada pela desclassificação sofrida após a corrida, por irregularidades no peso do seu 991 GT3 Cup.

A meio da corrida surgiu nova reviravolta: Pablo Hernández, líder destacado classificação geral da Categoria 1 e já praticamente campeão, saiu de pista e ficou preso na gravilha quando já rodava muito atrás no pelotão, provocando o segundo Safety Car. Mais tensão, mais reagrupamento e mais incerteza num pelotão já reduzido a 20 carros.

Duas voltas finais frenéticas

O Safety Car regressou às boxes a dois minutos do fim, deixando apenas duas voltas para decidir tudo. E foram duas voltas absolutamente explosivas. Leandro Martins (LMR Motorsport) protagonizou a recuperação mais impressionante da tarde, saltando de 10.º para 5.º da geral em pouco mais de uma volta. Notável.

Na frente, porém, Manuel Alves manteve mão firme e sangue-frio, registou ainda a melhor volta da corrida (1:36.737) e segurou uma vitória tão importante quanto merecida. O pódio ficou completo com José Barros, que assegurou um excelente segundo lugar para a AF & V Motorsport, e com Alejandro Barambio Perea (GT Corse), terceiro classificado, após resistir ao ataque final de Vasco Barros.

Barros selou este seu regresso à PSCI com uma exibição sólida. O jovem da LOB Motorsport adicionou ao 4º posto da geral, um merecido triunfo na Categoria 1, concluindo a prova com grande avanço sobre Rui Miritta e Nuno Inocênci0, ambos com 991 GT3 Cup da Monteiros Competições.

Na Ladies Cup, a desclassificação de Alexia Danielsson abriu caminho a mais uma vitória de Francisca Queiroz (LOB Motorsport), na frente da espanhola Maria Sanchez Iglesias (Monteiros Competições). Nas Classes, Manuel Alves foi o lógico vencedor na PROAM, enquanto o jovem chinês Ruiqi Liu levava o 992 GT3 Cup da Escuderia Faraon à vitória na Classe AM e Rui Mirita impunha a sua lei entre os GD.

O domingo promete emoções ainda maiores, com a Sprint Race 2 na parte da manhã e a decisiva Endurance Race, com 50 minutos de duração e trocas obrigatórias de piloto, uma prova que tradicionalmente baralha todas as contas e, muitas vezes, decide campeonatos na última volta. Depois de uma Sprint Race 1 marcada por incidentes, recuperações brilhantes e um nível competitivo excecional, tudo permanece em aberto para o desfecho da temporada 2025 da Porsche Sprint Challenge Ibérica.

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