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Sol, espetáculo e emoção no 2.º Douro Motor Show

Peso da Régua viveu no passado fim de semana, em pleno São Martinho, dois dias de grande festa motorizada com a realização da segunda edição do Douro Motor Show, evento organizado pelo Clube Automóvel da Régua com o alto patrocínio da Câmara Municipal de Peso da Régua. Sob um sol a roçar a perfeição e com muito público presente, o certame voltou a afirmar-se como um dos mais entusiasmantes festivais de desportos motorizados do país.

Durante dois dias, a capital do Douro Vinhateiro transformou-se num verdadeiro palco do motorsport nacional, recebendo dezenas de pilotos e milhares de espetadores nos dois momentos competitivos do programa oficial — a Super Especial em Asfalto, no sábado, e a Demonstração de Rallycross, no domingo.

Super Especial Régua City Stage

Na tarde e noite de sábado, um traçado urbano de cerca de dois quilómetros junto ao rio Douro — a Régua City Stage — acolheu 40 pilotos, que proporcionaram três intensas passagens de puro espetáculo.

Tal como em 2024, Márcio Araújo, ao volante do AG Sport, voltou a ser o mais rápido, impondo-se de forma categórica e vencendo à geral com o tempo de 1m42,424s. O piloto do kartcross não deu hipóteses à concorrência e confirmou a sua superioridade ao longo das três passagens.

A segunda posição ficou para Nuno Guimarães, no SilverCar S2, que repetiu o lugar obtido na edição anterior, terminando a 1,6 segundos do vencedor. Logo atrás, Tomás Pinto, em BRC CM05 Evo, ficou a escassas 78 milésimas de segundo do seu conterrâneo da Régua, completando um pódio inteiramente dominado por protótipos de montanha.

António Alves, em AG AG/S, assinou uma notável recuperação até ao quarto lugar, enquanto Sérgio Nogueira, em SilverCar S3, fechou o top 5 depois de uma penalização na última passagem.

No que toca às categorias, o domínio repartiu-se por vários nomes bem conhecidos do panorama nacional: Pedro Alves, em Citroën Saxo VTS, foi o mais forte entre os Turismos da Categoria 1; Rodrigo Lopes, em Peugeot 205 GTi, impôs-se na Categoria 2; e a dupla José Carlos Magalhães / Eva Laranjeira, em Toyota Starlet KP62, venceu na Categoria 3.

Nos carros de tração traseira, Miguel Botelho, em BMW Compact, foi o melhor da Categoria 4, enquanto João Sousa, em Toyota Yaris Proto 4X4, triunfou na Categoria 5. Entre os protótipos, Nuno Guimarães, com o SilverCar S2, foi o vencedor da Categoria 7, Márcio Araújo, com o AG Sport, confirmou o domínio absoluto na Categoria 8, e Rui Azevedo, em Seat Ibiza, levou a vitória na Categoria 13.

Rallycross à beira-Douro

O segundo dia do evento foi reservado à demonstração competitiva de rallycross, num circuito misto de asfalto e terra com 1.200 metros, também montado junto ao rio Douro.

O espetáculo voltou a ser garantido, desta feita com a vitória de José Silva, em JRS Demo R, o único piloto a baixar dos quatro minutos na sua passagem mais rápida.

A dupla José Carlos Magalhães / Eva Laranjeira foi segunda classificada, agora aos comandos de um Mitsubishi Lancer Evolution IV da equipa MNE Sport, enquanto na categoria demonstração brilhou o sempre popular Marco Martins, o “Mago de Porto de Mós”, com o seu espetacular Fiat 600 Proto de motor central e chassis tubular.

Um evento em crescendo

O balanço da 2.ª edição do Douro Motor Show é amplamente positivo. O Clube Automóvel da Régua voltou a demonstrar grande capacidade organizativa e ousadia ao promover, já no final da época, um festival que alia a emoção do desporto automóvel ao cenário incomparável do Douro. Tudo indica que o evento tem potencial para crescer e, no futuro, ganhar dimensão nacional ou até internacional.

Com esta edição, a Régua reforça a sua posição como epicentro do Motorsport no Douro, ficando já a expectativa em alta para o 3.º Douro Motor Show, agendado para 2026.

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