Henrique Cruz termina temporada com uma vitória

O Autódromo Internacional do Algarve foi palco de um fim-de-semana intenso e emotivo para Henrique Cruz, que encerrou a sua temporada de estreia na Ligier European Series com um triunfo na classe Pro-Am da categoria JS2 R.
Depois de um início complicado, com problemas técnicos a condicionarem a qualificação e a deixarem o carro português longe dos primeiros lugares da grelha, a equipa manteve-se concentrada. O jovem de Leiria entrou em pista determinado para a primeira corrida e, apesar de ter rodado pouco nos treinos-livres e na qualificação, foi ganhando ritmo volta após volta, impondo tempos muito competitivos. O seu desempenho, aliado à consistência do seu colega de equipa, Sebastian Villadary, que realizou o segundo ‘stint’, foram decisivos para alcançar a vitória na Pro-Am da categoria JS2 R, um resultado justo, fruto da perseverança demonstrada ao longo de todo o evento.

Na segunda corrida, disputada na tarde de sexta-feira, Henrique Cruz voltou a assumir o arranque e rapidamente se destacou, subindo posições até chegar à liderança da sua classe. No entanto, quando uma novo triunfo parecia ao seu alcance, um erro de um adversário provocou um toque que ditou o seu abandono prematuro, encerrando de forma amarga uma jornada que prometia terminar em apoteose.
“Foi um fim-de-semana difícil, com muitos pequenos problemas que a equipa foi resolvendo”, explicou Henrique Cruz. “Chegámos à primeira corrida com muito poucos quilómetros, mas fomos melhorando constantemente e o ritmo acabou por surgir. Isso permitiu-nos vencer, com o Sebastian a mostrar uma grande consistência, que foi determinante para garantirmos a vitória na nossa classe. Na segunda corrida, penso que poderíamos voltar a lutar pelo primeiro lugar, mas um erro de um adversário acabou por nos tirar essa possibilidade. Foi frustrante, porque tínhamos tudo para repetir o resultado da manhã”.
Ainda assim, o balanço final é positivo. A vitória, conquistada em solo português e logo na primeira temporada internacional do jovem piloto, simboliza a progressão constante e o potencial que o têm distinguido. “Apesar de tudo, saio muito satisfeito com o trabalho que fizemos”, sublinhou o piloto da Petrogold, que prosseguiu: “o ritmo foi bom, sobretudo tendo em conta o pouco tempo de pista que tivemos até à primeira corrida. Claro que vencer na classe Pro-Am foi o momento alto do fim-de-semana e da temporada. Ganhar pela primeira vez numa competição europeia, e fazê-lo em Portugal, foi muito especial. É algo que me motiva ainda mais para o futuro”.
A etapa do Algarve encerrou assim a participação de Henrique Cruz na Ligier European Series 2025, temporada em que o jovem português confirmou ter potencial para ir ainda mais além no futuro.