Monteblanco é o desafio que se segue para a ‘armada’ da Porsche Sprint Challenge Ibérica

Será na solarenga Andaluzia que começa a sequência de quatro rondas em território espanhol no calendário 2025 da Porsche Sprint Challenge Ibérica 2025 (PSCI), sendo grande a expectativa quanto a esta estreia da competição no Circuito de Monteblanco.
20 pilotos de quatro nacionalidades vão lançar-se à conquista da glória, sendo de antever fortes duelos nas 3 corridas pela supremacia na geral e na luta pelos pontos vitais nas corridas aos títulos nas duas categorias.
“Está tudo reunido para termos um fim-de-semana em cheio!…”, afirma José Monroy, Series Manager da Porsche Sprint Challenge Ibérica 2025, que espera “muita intensidade em pista. Temos um pelotão com vinte pilotos, incluindo algumas novidades que vêm acrescentar ainda mais qualidade a uma lista de participantes de grande nível e estamos também felizes por proporcionar às equipas e aos pilotos um fim-de-semana de competição num circuito novo, desafiante e com excelentes condições. O arranque da época em Portimão com as três corridas a terem equipas e pilotos diferentes a vencer, demonstraram a enorme competitividade que temos no pelotão da PSCI e estou convicto de que este fim-de-semana vai ser tão ou mais emocionante”.
Categoria 2: Dylan Pereira encabeça lista forte de favoritos
É um verdadeiro plantel de luxo aquele que ostenta a Categoria 2, reservada aos Porsche 992 GT3 Cup e que estará em pista para discutir a supremacia na frente das três corridas do fim-de-semana andaluz. Nas duas Sprint Race do programa, os pilotos concentram-se na discussão do título individual que está em jogo, com os que correm a solo a fazerem as duas corridas, enquanto as duplas se revezam. Depois, é juntar forças e, em dupla, ter foco total para defender as suas equipas na Endurance Race, palco de uma batalha por um apetecível título coletivo.
A AF & V Motorsport volta a fazer alinhar a dupla constituída por Dylan Pereira e André Fernandes. O luso-luxemburguês é, em circunstâncias normais, o piloto mais rápido do pelotão e Fernandes tem sido capaz de evoluir a ponto de ser nos dias que correm um piloto a ter em conta na discussão dos lugares do pódio. Juntos, vão querer repetir o triunfo que deram à sua equipa na primeira Endurance Race da temporada, sendo aqui claramente favoritos, embora esse favoritismo não seja total, até porque a concorrência será feroz…

E a oposição vem logo do campeão em título, Manuel Alves. O português da LOB Motorsport venceu a Sprint Race 1 em Portimão, sendo segundo nas outras duas corridas e vai querer fazer igual ou melhor em Monteblanco. Nas mesmas circunstâncias estará a dupla da GT Corse formada por Alejandro Barambio e Borja Garcia. Os dois espanhóis são muito rápidos e vêm de um resultado de grande nível em Portimão: Barambio foi 2º na Sprint Race 1, Garcia venceu a Sprint Race 2 e, em dupla, colocaram a equipa no pódio da corrida mais longa.
Grande expectativa com o que poderá fazer a segunda dupla da AF & V Motorsport. José Barros foi muito rápido em Portimão e Nuno Baptista demonstrou uma enorme capacidade de evolução neste seu ano inaugural na PSCI. Podem claramente discutir os lugares de pódio nas três corridas, alargando assim o leque de favoritos aos lugares cimeiros.
Correndo a solo, João Macedo e Silva tem a responsabilidade de ser o único representante da Monteiros Competições na Categoria 2. Rápido e eficaz, o piloto português tem tudo para discutir taco-a-taco os lugares da frente, mesmo que estes sejam poucos para tantos pretendentes. Já a RGB Racing estará em pista com dois carros, entregues aos espanhóis Jorge Ramirez e Daniel Garcia, sendo de esperar que almejem também se imiscuir na refrega pelo Top 5. A Skualko Competições é a equipa estreante desta jornada. Alinha com a dupla constituída pelo espanhol Henk Van Zoest e pelo português Filipe Nascimento.
Por seu lado, Francisca Queiroz (LOB Motorsport) apresenta-se em Monteblanco altamente motivada pela forte exibição e resultados de alto nível que obteve em Portimão. Claramente favorita nas contas da Ladies Cup, ‘Kika’ Queirós tudo fará para lutar pelos lugares cimeiros na categoria.
Categoria 1: Chloe Grant é a grande novidade
São 5 as equipas e 7 os pilotos que vão digladiar-se pela primazia na Categoria 1, reservada aos Porsche 991 GT3 Cup, nas variantes 991.1 e 991.2.
Na linha da frente do favoritismo está claramente Nuno Inocêncio. O piloto que tripula o único 991.2 desta categoria dominou a seu belo prazer a jornada em Portimão, vencendo as duas corridas Sprint e dando à Monteiros Competições a vitória na Endurance Race.

Para tentar contestar o seu previsível domínio, apresenta-se a combate o seu colega de equipa Rui Miritta, que já demonstrou ter andamento para lutar pelas vitórias, sendo de esperar que quer a terceira dupla da equipa, constituída por Alexandre Fonseca e André Marques, quer o espanhol Pablo Hernández (RGB Racing Team) ambicionem ter uma palavra a dizer.
Destaque para a grande novidade que vem das ilhas britânicas, com a jovem Chloe Grant a unir forças à espanhola Maria Sanches Iglesias no quarto carro da Monteiros Competições. As duas vão medir forças com Francisca Queirós, numa cada vez mais animada Ladies Cup e, ambas, quererão repetir o feito da piloto espanhola na Sprint Race 2 de Portimão, onde subiu ao pódio da Categoria 1.
O programa oficial desta segunda ronda da edição 2025 da Porsche Sprint Challenge Ibérica contempla dois dia em pista. A jornada de sábado, 24 de maio, incluirá duas sessões de treinos livres, ambas com 20 minutos de duração, que decorrerão durante a manhã. Às 12:35 arrancará a Qualificação 1 (15 minutos), com a Qualificação 2 (15 minutos) a decorrer pelas 14:30, antecedendo a primeira corrida do fim-de-semana, a Sprint Race 1 (20 minutos + 1 volta), que arrancará às 16:45. No domingo, a Sprint Race 2 (20 minutos + 1 volta) terá lugar às 10:40, com a Endurance Race (50 minutos) a ter lugar às 14:10, com o horário a obedecer à hora oficial espanhola.