Velocidade

Rafaela Barbosa no pódio da Ladies Cup

Depois da estreia auspiciosa no primeiro fim de semana da Ladies Cup, Rafaela Barbosa voltou a mostrar bons apontamentos no segundo e derradeiro fim de semana da taça, uma iniciativa da FPAK e da CRM, aberta a pilotos femininas. Depois de um processo de seleção, 10 pilotos foram mostrar o seu potencial num breve teste, onde foram escolhidas as quatro mais rápidas do grupo. Rafaela Barbosa foi uma das selecionadas para participar em dois eventos(ambos nos Estoril) com o apoio da CRM e da FPAK. 

O primeiro fim de semana, no Racing Sound Fest, já tinha sido positivo, com a jovem piloto a adaptar-se rapidamente aos desafios do Caterham, uma máquina diferente do que está habituada. Apesar de ser a mais jovem e inexperiente na Velocidade, Rafaela demonstrou evolução constante e protagonizou uma intensa disputa pelo segundo lugar na sua corrida. Um toque no final acabou por tirá-la da pista a poucas curvas da meta, mas foi uma bela primeira amostra do que poderia ser capaz.

Neste segundo fim de semana, no Caterham Festival, aplicou a mesma fórmula da primeira passagem, focada apenas na sua evolução, aprendizagem, ganhando competitividade a cada volta. Na qualificação deu logo bons sinais, com o quarto tempo, num lote de seis participantes. Rafaela Barbosa, que dividiu carro com outra piloto da Ladies Cup, esteve em pista nas Corridas 2 e 4, onde mostrou uma evolução significativa. Na primeira corrida, terminou em terceiro, garantindo um seu primeiro pódio nesta competição. Mas o melhor estava guardado para a Corrida 4, onde voltou a repetir o terceiro lugar, aproximando-se mais das pilotos que terminaram à sua frente. Dois pódio se uma trajetória ascendente confirmada pelo cronómetro:

“O balanço do fim de semana é muito positivo. Correu tudo bem e consegui evoluir a cada ida para a pista. Na sexta-feira, os treinos livres correram bem e permitiram-me adaptar ao traçado da pista, ligeiramente diferente face à minha primeira visita ao Estoril. A pista estava seca e consegui fixar as trajetórias ideais. No entanto, a Qualificação já foi disputada à chuva, o que complicou mais a tarefa. Ainda assim, consegui ter um bom andamento e terminei o dia satisfeita com a minha prestação. No sábado, as duas corridas que fiz foram muito boas. Consegui terminar em terceiro lugar nas duas, sendo que as duas primeiras classificadas tinham carros com cilindrada superior. Como tal, fiquei muito satisfeita com os resultados obtidos. Foi uma excelente experiência, onde aprendi muito e entendi um pouco melhor como é a competição em circuitos. Agradeço à CRM e à FPAK pela excelente iniciativa, que permite abrir a porta do automobilismo a pilotos como eu. Espero que este tipo de competição ganhe cadavez mais força no nosso país, pois há muitas pilotos com talento”. 

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo