Velocidade

WEC: Toyota vence no Bahrein e conquista o título mundial

Última corrida do campeonato mundial de resistência no Bahrein dá sexto título consecutivo de construtores à Toyota. O Hypercar Toyota GR010 Hybrid n.º 8 com Sébastien Buemi, Ryo Hirakawa e Brendon Hartley, conquistou uma vitória difícil nas 8 Horas de corrida, onde só uma vitória lhe dava o título.

A TOYOTA GAZOO Racing partiu de primeiro e segundo lugar da grelha, consciente que só uma vitória garantiria o título de construtores, cada um dos híbridos da Toyota liderou em diferentes momentos, mas a equipa entrou na fase final da corrida com apenas um carro em pista, no 10º lugar após sofrer alguns contratempos. Um incrível esforço de equipa e uma forte e dominante condução fizeram com que Sébastien Buemi passasse pelo pelotão e vencesse a corrida no Toyota GR010 HYBRID #8 que partilha com Brendon Hartley e Ryo Hirakawa, garantindo o sexto Campeonato do Mundo de Construtores consecutivo da equipa, com dois pontos de avanço para a Porsche.

O Toyota GR010 HYBRID n.º 7 tinha a vitória na mira quando liderava a meio da corrida, mas um problema na bomba de combustível obrigou Mike Conway, Kamui Kobayashi e Nyck de Vries a abandonar. Isto acabou com as esperanças do título de pilotos de Kamui e Nyck, que precisavam de uma vitória para terem alguma hipótese.

A bandeira axadrezada no Bahrein concluiu uma época de 2024 que contou com 72 horas de corrida, em oito rondas em quatro continentes ao longo de quase 10 meses. O recorde da temporada da TOYOTA GAZOO Racing é de cinco pódios, incluindo três vitórias, e duas pole positions, conquistando 190 pontos no Campeonato do Mundo. Após um ano emocionante, a TOYOTA GAZOO Racing felicita os novos Campeões do Mundo de Pilotos, Kevin Estre, Andre Lotterer e Laurens Vanthoor, e agradece a todos os concorrentes do WEC pela sua contribuição para uma época memorável.

Uma corrida dramática e desafiante começou bem para a equipa quando Sébastien partiu da pole. Mas, após 18 minutos, as suas esperanças sofreram um golpe quando Sébastien foi abalroado na traseira por um carro GT e caiu para sétimo. Recuperou para quinto antes de Brendon assumir a liderança no final da segunda hora. Brendon e Ryo lutaram então contra a degradação dos pneus durante as horas que estivera ao volante, mas fizeram um grandeesforço para manter o Toyota #8 entre os seis primeiros e ainda na luta. A corrida teve dois períodos de safety car no início da segunda metade da corrida, o que reduziu as diferenças entre os 18 hipercarros.

Quando a corrida recomeçou, a pouco mais de uma hora do fim, Sébastien era 10º, mas estava a apenas 15 segundos da liderança, e começou uma luta incrível para reavivar o sonho do Campeonato do Mundo da equipa. Com um desempenho notável, o Toyota eletrificado ultrapassou vários rivais e passou para segundo após a última paragem nas boxes. Quando faltava pouco mais de meia hora para o final da época, Sébastien completou uma recuperação notável ao ultrapassar o Porsche #5 para assumir a liderança. Rapidamente estabeleceu uma vantagem confortável e chegou à bandeira axadrezada para vencer por 29,177s, a segunda vitória da temporada do Toyota #8 GR010 HYBRID e a 10ª da equipa no Bahrein.

Durante grande parte da corrida, o Toyota GR010 HYBRID #7 parecia ser o mais provável candidato à vitória. Mike passou de quarto no final da primeira volta para estar entre os três primeiros quando Kamui assumiu o volante para o que viria a ser um “stint” dramático. À medida que o sol se punha na quarta hora, as ultrapassagens arrojadas de Kamui elevaram-no a segundo. No entanto, o Toyota #7 foi afetado por um problema na bomba de combustível que reduziu o desempenho de forma intermitente. Pilotos, engenheiros e mecânicos procuraram uma solução e, inicialmente, pareciam ter sido bem-sucedidos quando Kamui reduziu a diferença e Nyck assumiu a liderança através de uma rápida paragem nas boxes. Mas os problemas voltaram e o Toyota #7 desceu no pelotão.

Considerando que o problema exigiria uma longa reparação, a equipa deu prioridade à vitória e ao campeonato. Decidiu retirar o #7 a pouco mais de duas horas do final da corrida, de modo a permitir que os membros da equipa apoiassem o desafio do Toyota #8, expressando a sua solidariedade e assegurando que o triunfo de hoje era um verdadeiro esforço de equipa.

Kamui Kobayashi (Chefe de Equipa e piloto do Toyota #7): “Antes de mais, um grande obrigado por todo o apoio que recebemos esta época de todo o mundo. Ganhar o Campeonato do Mundo de Construtores é um grande feito e é o resultado de um enorme esforço de equipa de todos, incluindo os nossos colegas da Toyota e os nossos parceiros, que são uma grande parte deste sucesso. Este é o resultado que todos na equipa queriam e deram tudo para o conseguir, por isso, obrigado por todo o trabalho. O Toyota #8 mereceu a vitória hoje depois de uma corrida incrível. Obviamente que no nosso carro tivemos alguns problemas e tivemos de nos retirar. Vamos analisar isso e tentar voltar ainda mais fortes na próxima época.”

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